Quarta, 24 Abril 2024

BR Cidades apresenta propostas eleitorais para cidades inclusivas

territorio_do_bem_atelie_de_ideias Ateliê de Ideias

Depois de realizar uma série de debates e grupos de trabalho abertos à sociedade civil, a plataforma BR Cidades no Espírito Santo apresenta nesta quinta-feira (17), pelo Google Meet, o documento "Cidades inclusivas: uma pauta para as eleições capixabas", no qual aponta uma série de propostas ligadas ao direito à cidade e à construção de cidades justas, inclusivas e democráticas, com foco especial para os municípios da Grande Vitória.

A partir de seus integrantes, parceiros e colaboradores, foram realizados 16 grupos de trabalho que discutiram e levantaram proposta sobre a função social da terra como bem comum; investimentos públicos nas periferias e favelas; controle sobre o orçamento; cidade antirracista; mobilidade urbana; moradia digna e direito à cidade; meio ambiente como bem comum; saneamento; pela vida e direito das mulheres nas cidades; acesso à cultura urbana; segurança cidadã; saúde pública e universal; população em situação de rua; segurança alimentar; enfrentamento aos reflexos da pandemia de Covid -19; e população LGBTQI+. As propostas ficarão à disposição dos eleitores e também serão entregues aos candidatos nas eleições capixabas.

"Queremos cidades que fomentem a participação social, que respeitem e promovam a diversidade, e que garantam o acesso aos bens e serviços essenciais para todos", diz o chamado do BR Cidades ES. "A reconstrução democrática do Brasil exige o engajamento da sociedade na produção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis", conclama o grupo, que é formado por profissionais de Direito, Arquitetura e Urbanismo.

A nível nacional, a rede já havia publicado um documento com propostas gerais para as cidades. "Mais de 85% da população brasileira moram nas cidades cuja modernização não superou suas desigualdades históricas; repensar o Brasil urbano é urgente".

O BR Cidades ES realizou recentemente um Mapeamento de Ações Comunitárias de Enfrentamento a Covid-19 na Região da Grande Vitória, que faz parte de uma articulação nacional de entidades da sociedade civil e serviu de subsídio para realização de um dossiê do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Ainda está em desenvolvimento o documentário Doc.BrCidades Espírito Santo, com uma equipe que tem visitado grupos e projetos que fazem a diferença e transformam especialmente os espaços periféricos na região metropolitana do Estado.

A rede de ativistas também está engajada no projeto de construção de uma WikiHouse, uma casa pré-fabricada que irá beneficiar um morador do bairro Consolação, em Vitória, que está vivendo temporariamente em um abrigo devido às condições precária de sua casa. A proposta, que está em seus últimos dias de campanha de financiamento coletivo, busca adaptar e se apropriar da tecnologia de código aberto e fácil montagem para poder futuramente usá-la para apoiar outras famílias que necessitem de habitação.

Campanha para construir WikiHouse entra nos últimos dias

Projeto quer criar modelo replicável de habitação popular e dar lar digno a idoso que está vivendo em abrigo em Vitória
https://www.seculodiario.com.br/cidades/campanha-para-construir-wikihouse-entra-nos-ultimos-dias

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/