O presidente do PCdoB de Água Doce do Norte (noroeste do Estado), candidato a vereador no município, Evandro Braga Nunes, foi assassinado a facadas na madrugada desta quinta-feira (4). O autor do crime, que já está preso, é o trabalhador rural Douglas Fragoso Alexandrino. Segundo a PM, o vereador foi morto porque teria negado R$ 10,00 ao assassino.
Em nota divulgada nesta quinta-feira, porém, o PCdoB pede a apuração dos fatos. “Exigimos um basta à violência e pedimos às autoridades dos três poderes que esse monstruoso fato não fique impune, que se apurem os fatos, os verdadeiros motivos, e que se puna severamente o autor e os possíveis participantes indiretos”, diz a nota.
No município, a expectativa de que Evandro fosse o mais votado para disputa à Câmara, aumenta nos meios políticos a suspeita de que se trata de um crime político. Evandro era uma figura bastante combativa no município.
O candidato era funcionário de carreira do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e era conhecido como Evandro do Incaper. Foi também integrante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Água Doce, base da construção do PCdoB no município. Evandro tinha 34 anos, deixa esposa e filhos, e era muito querido na cidade e em sua comunidade, Santo Agostinho.