Segunda, 20 Mai 2024

Cariacica: disputa à Câmara dos Deputados projeta a eleição municipal de 2016

Cariacica: disputa à Câmara dos Deputados projeta a eleição municipal de 2016
Se em Vila Velha e Vitória a disputa eleitoral para deputado federal remonta a eleição municipal de 2012, quando os grupos que enfrentaram naquele ano vão colocar suas peças no tabuleiro para um novo embate, em Cariacica o cenário é bem mais tranquilo para o ex-prefeito Helder Salomão. 
 
O petista se fortalece pela instabilidade na gestão de seu sucessor, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). No município, a eleição deste ano será um exercício para a sucessão municipal de 2016. O prefeito deve lançar seu chefe de gabinete, Chico Pardal para a disputa proporcional como forma de marcar espaço na eleição. 
 
Mas para os meios políticos locais, ele não teria densidade eleitoral para enfrentar Helder nas urnas. Um nome que poderia ter densidade e fortalecer o prefeito é o do vice, Capitão Polez (PRB), mas Juninho e o vice não vão caminhar juntos nesta eleição. Polez faz parte do bloco “Renova Espírito Santo”, que tem uma boa composição para a disputa.
 
O que pode mexer com o cenário da disputa à Câmara dos Deputados é a entrada do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) no páreo. O peemedebista, que saiu derrotado da disputa com Juninho em 2012, quando disputou o segundo turno da eleição com o prefeito, pode se beneficiar também dos problemas da gestão atual para aumentar seu capital político para a eleição para a Câmara dos Deputados. 
 
O problema de Helder está no fato de o PT só fazer um deputado federal no Estado e o partido tem três petistas  na disputa: a deputada federal Iriny Lopes, que tem eleitorado fiel em Vitória; o vice-governador Givaldo Vieira, que vem circulando o Estado todo e ganhando visibilidade para a disputa e Helder, que na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos não consegue o mesmo nível de exposição. 
 
Mas, para os meios políticos, Helder tem condições de conseguir os votos necessários para a eleição dentro do município. A dificuldade será a parceria que fará para estadual. Isto porque, a deputada Lúcia Dornellas, que disputou a sucessão de Helder, saiu derrotada do pleito municipal e isso pode ter reflexos negativos na candidatura do petista. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/