O ex-governador Renato Casagrande (PSB) postou um vídeo no início da tarde desta terça-feira (27) para criticar o balanço de 2016 do governador Paulo Hartung (PMDB), apresentado horas antes, no Palácio Anchieta. O socialista afirmou no vídeo que seu sucessor deveria agradecer o bom legado que recebeu.
Casagrande afirmou que seu sucessor repete a “cantilena de que recebeu o Estado desorganizado” para alimentar a construção de uma imagem de “salvador da pátria”. O socialista afirmou que seu sucessor ficou preso à campanha de 2014 e que tenta plantar o que chama de “farsa da falta de recursos”.
Ele também recorreu à comparação da situação financeira dos estados vizinhos, como fez Hartung, pela manhã. Casagrande, porém, reivindicou para si o fato de o Estado não estar na mesma situação dos demais. Ele lembrou que deixou para seu sucessor “um dos estados mais organizados do País”.
Outro fator que Casagrande chamou para si foram obras citadas pelo peemedebista. Segundo o socialista, ele havia deixado várias obras em andamento e outras quase prontas, mas Hartung, no sentido de alimentar seu discurso de quebradeira do Estado, paralisou os trabalhos e agora estaria assumindo a paternidade na hora das entregas.
O que chama atenção é que desta vez Casagrande dispensou dados numéricos para embasar seus argumentos. Diferentemente do governador Paulo Hartung, que vem apresentando números, de quando recebeu o Estado e da situação atual, seja em relação ao dinheiro em caixa, seja em relação à folha de pagamento, o que deixa o socialista em desvantagem.