Sexta, 26 Abril 2024

Debates na reta final podem definir eleição

Debates na reta final podem definir eleição

Desde o início de agosto, o eleitor espera que os pleitos nos principais colégios eleitorais esquentem, para se definir em relação aos candidatos. Com a maioria dos postulantes a prefeito já conhecidos, a pouca novidade nos nomes e nas propostas tornou a disputa pouco atrativa. 

 
Os primeiros encontros entre os candidatos já serviram para esquentar o clima e mostrar ao eleitor como estão as movimentações e as estratégias dos candidatos. Um exemplo disso foi o encontro entre os candidatos a prefeito da Serra, em que o clima ficou visivelmente tenso entre o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o deputado federal Audifax Barcelos (PSB). 
 
Embora se soubesse nos meios políticos como a situação estava complicada no município, a falta do programa na TV deixava a coisa restrita aos programas de rádio e ao clima na rua. No debate, essa rivalidade ficou exposta. 
 
Nos debates de Vila Velha, fica cada vez mais evidente o motivo de a disputa eleitoral no município estar tão equilibrada. Os candidatos Neucimar Fraga (PR), Rodney Miranda (DEM) e Max Filho (PSDB) travaram uma disputa que teve como foco os apoios de cada palanque. Mais do que as propostas e as avaliações colocadas para a cidade, a disputa política dá a linha de condução nos encontros entre os candidatos. 
 
Estratégia da ausência
 
Para alguns candidatos, o momento é de seleção da exposição. Alguns deles, principalmente os que lideram corridas eleitorais, adotaram a estratégia de não comparecer a debates, para evitar desgastes políticos. O candidato do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas, tem evitado alguns encontros com os adversários em debates setoriais. 
 
Mas nem sempre a ausência no debate é uma boa estratégia, caso do candidato Nozinho Correia (PDT). A falta dele ao debate da Rede Gazeta essa semana, por exemplo, mais atrapalhou do que ajudou. O fato de não estar no encontro abriu espaço para que a disputa ficasse polarizada entre o prefeito Guerino Zanon (PMDB) e o deputado estadual Zé Carlos Elias (PTB). 
 
Com a chegada da reta final da disputa, os debates devem se intensificar nesta última semana, e o foco deve se voltar para os ataques diretos, tentando minar, sobretudo, quem está na frente das disputas. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/