Sexta, 10 Mai 2024

Delegados do PT confirmam Coser candidato ao Senado

Delegados do PT confirmam Coser candidato ao Senado

Em um auditório lotado (foto), o longo encontro de delegados do PT confirmou a candidatura do presidente do partido, João Coser, para o Senado na eleição deste ano. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reuniu quase 300 delegados do partido neste sábado (15). Coser concorria com a senadora Ana Rita.



Na abertura do evento  houve um minuto de silêncio em homenagem aos militantes do partido falecidos há pouco tempo no Estado: Lienir, Gerlindo, Ivete e Nayane. O clima no auditório era de expectativa por muito debate sobre o papel do PT nas eleições deste ano e a prioridade na reeleição da presidente Dilma Rousseff.



Pela manhã, os petistas discutiram a conjuntura política estadual. A mesa de abertura do encontro estadual foi composta, além de Coser, pelo vice-governador Givaldo Vieira; pela deputada federal Iriny Lopes;  pelo deputado estadual Genivaldo Lievore e pelo diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Lacerda.

No início da tarde, os participantes do encontro começaram a discutira a candidatura ao Senado, quando Ana Rita e o ex-prefeito João Coser expuseram os motivos pelos quais queriam o direito de representar o partido na disputa majoritária.



A escolha de Coser neste sábado não significa necessariamente que a questão está fechada em torno da disputa. As acomodações do partido com os aliados é que vão definir o papel do  PT na disputa deste ano e a definição só deve sair mesmo em junho próximo, quando acontecerão as convenções partidárias.



Aliás, para os meios políticos, Coser será candidato ao Senado se as articulações com o governador Renato Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) apontarem esta como a melhor opção. A eleição deste sábado serviu para tirar Ana Rita do caminho da recomposição da unanimidade. Já que ela, com o aval do partido, disputaria independentemente das articulações no palanque palaciano.



A escolha de Coser já era esperada. No último Processo de Eleições Diretas (PED), o ex-prefeito foi eleito presidente do partido contra Ana Rita e o subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano. A chapa dele também obteve a maioria dos votos. Mesmo se tratando de uma eleição proporcional, Coser tem a maioria dos delegados. E mesmo as representações das correntes de Ana Rita (Articulação de Esquerda) e de Perly Cipriano (Construindo um Novo Brasil) não superam a hegemonia do ex-prefeito no partido.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/