Quinta, 28 Março 2024

Deputada vê 'descaso' do governo federal e pede debate amplo sobre a Covid

iriny_lopes_2_tatibeling_ales Tati Beling/Ales

"Chocante" foi como a deputada federal Iriny Lopes (PT) classificou o descaso do governo federal no enfrentamento à pandemia do coronavírus, em pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa. Ao participar de um debate sobre prioridades na aplicação das vacinas, Iriny defendeu a abordagem do assunto no Estado a partir de uma visão conjunta por meio de um "fio condutor, nacional", ainda, segundo ela, inexistente, com estabelecimento de uma discussão mais ampla. 

A parlamentar ressaltou que a Covid-19 vem atacando pessoas na faixa de 30 a 50 anos, sendo necessário um "debate nacional bastante franco, ponderado, baseado em fatos cientificamente comprovados, voltado às pessoas mais jovens", no momento em que o país chega a quase 400 mil mortes. Acrescentou que a discussão deve envolver não apenas os deputados estaduais, mas também a bancada federal, para se "entender o que ai acontecer com o nosso país a médio e longo prazos". 

"Essas pessoas não estão morrendo porque o vírus as acometeu, mas porque houve falhas brutais, inexplicáveis e inaceitáveis na condução nacional dessas vacinas. Deixaram de solicitar por três vezes doses de vacinas aos países produtores e isso é um agravante muito grande", disse Iriny. Ela também considerou "extremamente necessário acelerar o atendimento aos idosos e priorizar os mais jovens e as pessoas com comorbidades ou consideradas especiais".

No entendimento da deputada, o isolamento do Brasil, como pode ser observado no noticiário internacional, tem reflexos negativos na economia interna. "Aqui na Assembleia se discute muito a economia com ênfase, como se o governador Renato Casagrande quisesse acabar com a economia".

Para Iriny, não se trata de uma questão que possa ser resolvida no Estado, pois o Estado acompanha o que acontece no país", e ressaltou: "o problema da economia é nacional, agravado dia a dia pelo isolamento do Brasil e a suspensão da venda de produtos brasileiros no exterior, o que faz nossa balança comercial ficar melhor ou pior. Os governadores deveriam ter uma unidade maior para se fazer presente com mais força perante o governo federal, de quem tanto necessitam".

A deputada criticou a falta de responsabilidade do governo federal e lembrou uma cena divulgada em redes sociais no final de semana por grupos ligados ao presidente Bolsonaro como exemplo do descaso. "Como não existe fio condutor, vimos no último domingo um acinte à população brasileira, o presidente da República com um cartaz, fazendo troça, gozação com as vítimas da Covid 19, dizendo 'CPF cancelado".

Iriny questiona: Onde já se viu um presidente da República, na investidura do cargo, colocar em rede um cartaz com esses dizeres?". E chama a atenção que o país está perto de alcançar meio milhão de mortos pela Covid, manifestando-se "assustada com o descaso, o deboche", mas, de outro lado, "esperançosa".

O assunto foi levantado na Assembleia pelo deputado José Esmeraldo (sem partido), que defende maior atenção às pessoas com Síndrome de Down, e teve a participação de Fabrício Gandini (Cidadania) e Rafael Favatto (Patri), que chamaram a atenção para projetos e solicitações visando garantir prioridades no programa de vacinação para grupos de pessoas com maior possibilidade de contrair o vírus.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

MARCIO em Quarta, 28 Abril 2021 22:09

GOSTARIA DE SABER EM QUE MUNDO A NOBRE DEPUTADA ESTAVA POR OCASIÃO DA ROBALHEIRA ENVIDADA POR SEU PARTIDO "FACÇÃO", QUE DURANTE QUASE QUATORZE ANOS PROTAGONIZOU UMA VERDADEIRA ROUBALHEIRA NESTE PAÍS, COM DIREITO A MENSALÃO E PETROLÃO, PORÉM A NOBRE DEPUTADA NÃO VIU OU NÃO QUIS VER NADA!!!!

EM TEMPO "ME DESCULPE", LEMBREI A NOBRE DEPUTADA FAZIA PARTE DO GOVERNO DO PARTIDO QUE SE DIZ DO TRABALHADOR, MAS QUE GOSTA DE LUTAR POR VIDA BOA PARA SINDICALISTA.

GOSTARIA DE SABER EM QUE MUNDO A NOBRE DEPUTADA ESTAVA POR OCASIÃO DA ROBALHEIRA ENVIDADA POR SEU PARTIDO "FACÇÃO", QUE DURANTE QUASE QUATORZE ANOS PROTAGONIZOU UMA VERDADEIRA ROUBALHEIRA NESTE PAÍS, COM DIREITO A MENSALÃO E PETROLÃO, PORÉM A NOBRE DEPUTADA NÃO VIU OU NÃO QUIS VER NADA!!!! EM TEMPO "ME DESCULPE", LEMBREI A NOBRE DEPUTADA FAZIA PARTE DO GOVERNO DO PARTIDO QUE SE DIZ DO TRABALHADOR, MAS QUE GOSTA DE LUTAR POR VIDA BOA PARA SINDICALISTA.
Martha Hirsch em Segunda, 03 Mai 2021 09:47

Precisamos alta literatura: Kafka, Rachel de Queiroz, Tcheckov. De educação de alta qualidade. Estilo Alemanha e Helsinque.
Há políticas que são puro populismo e mau gosto enorme em termos culturais e educacionais.
Há de se defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Machado de Assis etc.
Educação! Sempre educação!
Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação.
Além disso do Corona, há a nossa enganação emotiva diária. Observe:
Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
E não esquecer. Eis:
Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta).
O PT é puro mau gosto enorme. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins.
“Muito engana-me, que eu compro”.
Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.

E o PT®?
Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?

Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.

Precisamos alta literatura: Kafka, Rachel de Queiroz, Tcheckov. De educação de alta qualidade. Estilo Alemanha e Helsinque. Há políticas que são puro populismo e mau gosto enorme em termos culturais e educacionais. Há de se defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Machado de Assis etc. Educação! Sempre educação! Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação. Além disso do Corona, há a nossa enganação emotiva diária. Observe: Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! E não esquecer. Eis: Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta). O PT é puro mau gosto enorme. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins. “Muito engana-me, que eu compro”. Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.
 E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta? 
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/