Sábado, 18 Mai 2024

Diretório do PCdoB vai pedir o impeachment de Rodney Miranda

Diretório do PCdoB vai pedir o impeachment de Rodney Miranda

O episódio das “férias frustradas” do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), que viajou aos Estados Unidos em meio às fortes chuvas no município, já começa a render os primeiros problemas políticos para o demista. Nesta segunda-feira (23), o diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou que vai pedir a abertura do impeachment de Rodney na Câmara dos Vereadores. Além disso, o partido vai entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPES) por supostos atos de improbidade cometidos pelo prefeito no episódio.



O comando do partido divulgou uma nota pública, em que critica o abandono da população de Vila Velha pelo prefeito. “Mesmo sabedor da gravidade da situação, Rodney Miranda mais de uma vez tentou embarcar para o estrangeiro. [...] Tal qual aquele comandante do navio Costa Concórdia que deixou seu barco avariado e encalhado na costa da Itália, antes de comandar e providenciar o socorro para sua tripulação e para os passageiros, Rodney deixou à deriva o município do qual é gestor, cargo a que foi conduzido pela maioria dos eleitores de Vila Velha”, diz a nota assinada pela direção do PCdoB canela-verde.



No texto, o partido justifica o pedido de impeachment pela suposta infração ao artigo 54 da Lei Orgânica Municipal, que prevê somente o gozo de férias após um ano de trabalho. Rodney tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano e só teria direito ao benefício a partir do primeiro dia de 2014. Inicialmente, o prefeito havia afirmado que havia tirado dez dias de férias, mas depois voltou atrás e disse que viagem era de descanso, justificativa que não foi acolhido pelos dirigentes comunistas.



“Sem ter completado um ano de trabalho, ou seja, mesmo sem contar com as condições objetivas para o gozo de férias e ao arrepio da legislação, preferiu o prefeito ausentar-se da cidade sem transmissão formal do cargo. Tal medida, além de atentatória ao exercício regular de um direito, também deu causa a que o prefeito da cidade descumprisse suas obrigações administrativas, especialmente a representação do município, levando consigo, como se fosse sua posse, o cargo para o que foi investido”, afirma.



A direção municipal do PCdoB afirma que o município ficou quatro dias sem comando, entre a última quinta-feira (19), quando o prefeito viajou ao Rio de Janeiro, de onde embarcou para Nova Iorque, e o último domingo (22), após o retorno às pressas ao Estado depois da repercussão da viagem. “Ao se ausentar do País, o prefeito Rodney Miranda ainda cometeu infração político-administrativa, tendo se omitido e negligenciado a defesa dos munícipes e dos interesses do município”, diz a nota.



O partido também anunciou que vai ajuizar uma representação no Ministério Público pela ocorrência de supostos atos de improbidade administrativa. A direção do PCdoB canela-verde defende que Rodney violou o dever de lealdade às instituições e à moralidade pública: “Ausentar-se da cidade quando a população mais precisava é omissão administrativa grave a seu dever de ofício”.



A nota também relembra que as forças progressistas do município “alertaram os eleitores quanto ao risco de se eleger um candidato que não tinha nenhuma relação de afinidade com o município e que enquanto esteve à frente da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) não foi capaz de diminuir os índices de criminalidade do Estado”. Para elas, a conduta de Rodney à frente da administração municipal mostra que estavam certas.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/