quarta-feira, junho 18, 2025
18.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 18, 2025
quarta-feira, junho 18, 2025

Leia Também:

Doutor Luciano toma posse após receber aval da Justiça Eleitoral

O prefeito reeleito de Itapemirim (região litoral sul), Luciano de Paiva Alves (PROS), tomou posse no cargo nesse domingo (1º), mas não sem antes de passar pelo crivo dos tribunais. Na última hora, o partido Democratas (DEM) ingressou com dois pedidos na Justiça Eleitoral para impedir a posse, porém, a investida não teve êxito. Antes, a sigla já havia tentado barrar a diplomação de Doutor Luciano, que derrotou nas urnas a ex-prefeita demista Norma Ayub, empossada como deputada federal nesta segunda-feira (2).

A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, onde também foram empossados o vice-prefeito Thiago Peçanha (PSDB) e os 11 vereadores eleitos. Mesmo sendo reeleito no pleito de outubro, Doutor Luciano recebeu a ???faixa??? ??? simbolizada pela bandeira do município ??? das mãos de Estevão Machado (PMDB), que ficou 18 dias no cargo após a cassação do mandato do prefeito reeleito por abuso do poder econômico nas eleições de 2012. Durante a solenidade, Luciano disse que vai se empenhar para manter a paz, mas não poupou críticas à perseguição que vêm sofrendo.

Na semana anterior à posse, o partido de Norma Ayub ??? mulher do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM) ??? ingressou com pedidos de liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, na tentativa de barrar a recondução do reeleito ao cargo. No entanto, os dois pedidos foram indeferidos. A sigla alega que Doutor Luciano estaria inelegível em decorrência do julgamento pela cassação, que ocorreu somente após o pleito.

Nos processos, o DEM cita a existência de uma ação judicial de investigação eleitoral contra a chapa vencedora, fato que não representaria um óbice à posse, de acordo com o juiz Helimar Pinto, do plantão do TRE-ES. Na decisão prolatada na última quarta-feira (28), o magistrado destacou o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, em que pondera o risco de um eventual deferimento da liminar ???poderá tumultuar ainda mais a situação, com possível idas e vindas ao poder de cada recurso interposto???.

A questão segue judicializada com várias ações em tramitação na Justiça Eleitoral. Enquanto isso, Doutor Luciano anseia por mais tranquilidade no exercício do mandato. Além das críticas aos opositores, o prefeito reeleito destacou o apoio popular que obteve nas urnas. Ele teve mais do que o dobro da votação de Norma. Luciano alcançou 15.941 votos (67,88% dos votos válidos) contra 6.874 da demista.

Mais Lidas