Quinta, 18 Abril 2024

Na disputa para prefeito, estrelinhas identificam empate técnico em 20 municípios

 

Século Diário encontrou muita dificuldade este ano para fechar o quadro estrelinhas. O levantamento antecipa quem serão os candidatos que estarão à frente de cada uma das 78 prefeituras em 2013. De acordo com a equipe que trabalhou no processo de apuração das informações, o grande número de disputas polarizadas aumentou a margem de erro do prognóstico.
 
No decorrer da disputa, e mais intensamente agora, na reta final, foram identificados pelo menos 20 municípios cujos candidatos estão rigorosamente empatados, ou seja, a disputa em pé de igualdade, sem favoritos. Essa situação se repete nos municípios de Anchieta, Barra de São Francisco, Alto Rio Novo, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muqui, Pancas, Piúma, Sooretama e Serra. 
 
Para cravar um vencedor, Século Dário se baseou na análise das informações apuradas em todo o decorrer do processo, que durou pouco mais de dois meses, mas isso não assegura que o candidato “eleito” no quadro de estrelinhas seja superado pelo adversário mais direto no próximo domingo (7).
 
Grande Vitória
 
Às vésperas da eleição, esse cenário de indecisão também toma conta dos quatro maiores municípios da Grande Vitória. De acordo com pesquisa do Instituto Futura publicada nesta sexta (5), houve uma reviravolta na disputa em Cariacica. 
 
O candidato Marcelo Santos (PMDB), que liderava a corrida desde o início, caiu, e agora tem 29,1% das intenções de voto, contra 32,4% de Juninho (PPS). A candidata do PT, Lúcia Dornellas, aparece em terceiro com 26,9%. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número ES 00142/2012, ouviu 600 eleitores nessa quinta-feira (4) em Cariacica. 
 
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos para mais ou menos, os três candidatos estariam tecnicamente empatados. Com esse novo cenário, Cariacica entra para lista dos municípios em que a disputa segue indefinida a poucas horas da eleição. No quadro de estrelinhas, admitimos o crescimento de Juninho, que aparece com cinco estrelas. O candidato do PPS deve enfrentar Marcelo Santos, com quatro estrelas, num iminente segundo turno. 
 
O fenômeno também se repete na Capital. Em Vitória, é cada vez mais forte a previsão de segundo turno. Resta saber se será Luciano Rezende (PPS) ou Iriny Lopes (PT) que enfrentará Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) no segundo turno. Qualquer previsão é incerta a poucas horas do pleito. O quadro de estrelinhas prevê Luiz Paulo e Luciano no segundo turno, mas Iriny pode surpreender nesta reta final.
 
Na Serra, onde a disputa é polarizada entre Sérgio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (PSB), o quadro reflete uma ligeira vantagem para o socialista. Mas ainda é cedo para cravar que Audifax está eleito. 
 
Em Vila Velha, também prevalece a indefinição. Dá até para arriscar que Neucimar Fraga (PR) está no segundo turno e aguarda a definição do seu adversário. A dúvida está na disputa entre Max Filho (PSDB) e Rodney Miranda (DEM). No quadro de estrelinhas, apostamos que no segundo turno Neucimar e Max se enfrentem. Avaliamos que Rodney já atingiu um índice acima do seu teto e agora estaria encolhendo até chegar a um patamar mais compatível com o seu “tamanho”, que deve lhe colocar na terceira posição na disputa.
 
Todas essas dúvidas, assim como a prova dos nove que vai revelar se Século Diário manteve a escrita e atingiu o índice de 80% nos acertos de prefeitos e vereadores no quadro de estrelinhas, serão esclarecidas no domingo (7), após a abertura e apuração das urnas. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/