Quinta, 02 Mai 2024

Novo cenário nacional expõe articulações de Renato Casagrande para 2014

Novo cenário nacional expõe articulações de Renato Casagrande para 2014
A repercussão no Estado sobre a filiação da ex-senadora Marina Silva nesse sábado (5) ao PSB mostra que o episódio caiu como bomba sobre a cabeça do governador Renato Casagrande. Isso porque, expôs o alinhavo do governador em torno de seu palanque de reeleição, alicerçado no reforço da aliança com o PT e o PMDB. 
 
Tanto, que mesmo depois do episódio, lideranças dos dois partidos se movimentam no sentido de procurar um mecanismo para a permanência no palanque socialista. Apesar de o senador Ricardo Ferraço demonstrar seu interesse na disputa ao Palácio Anchieta, a bancada de sete deputados estaduais do PMDB já reafirmou seu interesse em continuar na base de Casagrande. 
 
O PT não criou condições nos últimos anos de disputar o governo do Estado, mas mesmo com o movimento do PSB nacional em pedir a saída dos petistas das gestões nos seis estados que os socialistas governam, no Espírito Santo a desocupação dos cargos não foi cogitada pela Estadual do partido. 
 
Para os meios políticos, essa posição das lideranças mostra que no cenário atual, na disputa por espaços, e o comando das articulações com as forças políticas mudou de mãos. Se antes o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) dava as cartas na composição das parcerias eleitorais, agora o mercado político reconhece no governador Renato Casagrande o líder do processo.
 
A posição de Casagrande de buscar neutralidade na disputa nacional, mesmo com a pressão socialista, fortaleceu o governador. Hartung não agrega mais a classe política como antes, até porque o ex-governador evita se posicionar sobre o processo eleitoral do próximo ano. Suas desistências de última hora em pleitos passados trazem dúvidas sobre a configuração dos palanques para o próximo ano. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/