Quarta, 24 Abril 2024

​Partidos de esquerda se organizam e montam chapa de vereador em Vitória

andre_camila_passos_leonardo_sa Leonardo Sá

Psol, PT, PCdoB, partidos mais à esquerda, e Rede, de centro-esquerda, superam dificuldades e já montam chapas para concorrer à Câmara de Vitória nas eleições municipais desse ano, lançando lideranças já conhecidas do eleitorado, sem deixar de valorizar, também, militantes novos que estreiam na disputa a um cargo eletivo. Dos mais experientes, Camila Valadão e André Moreira, pelo Psol, e Alexandre Passos e Marcelão, do PT. 

O advogado André Moreira já disputou a Prefeitura de Vitória em 2016, obtendo 5,6 mil votos, ou 3,05%, do total de votantes. Na eleição de 2018, foi candidato a governador, alcançando 22,8 mil votos, 1,18% do total. "Sou candidato porque a gente precisa respirar, precisa se livrar do pó da Vale e da ArcelorMittal, do aperto dentro do ônibus", pontua André, e ressalta: "Precisa respirar porque a Covid está matando e não tem política pública, precisa respirar da violência, da opressão às pessoas mais pobres".

Quinta candidata mais votada nas eleições à Câmara em 2016, Camila Valadão não foi eleita, embora tenha recebido 3,7 mil votos. O modelo eleitoral adotado à época, que levava em conta os votos acumulados dos partidos e coligações para determinar as vagas na Câmara, deixou-a de fora, apesar da votação expressiva para o cargo.

Ainda sem chapa completa, o Psol tem outros nomes, segundo o candidato a prefeito, Gilbertinho Campos, além de André e Camila. São eles: Eduardo Martins Lana, Isabela Mamedi, Fernando Colombi da Silva Leite, Jocemir Gonçalves, Rodrigo Bernado (MC Popay) e Vanderson Meirelles Liberato.

Já o PT destaca os ex-vereadores Marcelão e Alexandre Passos, este vereador por três mandatos e ex-presidente da Câmara de Vitória, além de secretário de Estado de Turismo no primeiro governo de Renato Casagrande (PSB).

"Além da grande vivência com o trato da coisa pública, tenho uma militância política constante e acredito que posso contribuir para dar mais qualidade aos debates na Câmara de Vitória", diz Alexandre.

Marcelão, com reduto eleitoral em Jardim da Penha, é outra liderança do PT que defende mudança na Câmara: "Temos que fazer o debate para ter uma cidade mais moderna, com qualidade de vida em especial para pessoas mais pobres", destaca.

O partido confirmou as seguintes militantes mulheres, que já começam a participar da organização da campanha do pré-candidato majoritário, o ex-prefeito João Coser. São elas: Ana Petronetto, professora universitária aposentada; ex-secretária de Ação social da Prefeitura de Vitória, Arlete Pereira; Cássia e Marcia Ribeiro, militantes de movimento popular; Karla Coser, advogada, militante da juventude e do movimento de mulheres e filha de João Coser; e Priscila, do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), que deverá ser substituída por questões de saúde.

Entre os homens, além de Alexandre Passos e Marcelão, o PT relacionou professor Agnaldo; Amilton Queiroz, que será substituído por Igor (militante da Juventude e do movimento estudantil); Arlindo Contador; Fabiano Reginaldo; Jurandir Oliveira; Jocelino Júnior (professor, ex-conselheiro tutelar e militante do movimento negro); Luciano Ribeiro; Marcão; Marquinho da Famopes (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Estado); Miguel Intra; Mikail Coser (sem parentesco com João Coser); Adelson Formigão; Izaias Santana; e Wesley Lacerda (educador popular do Cursinho Tereza De Benguela).

No PCdoB, estão Renato Casanova, líder da banda Casaca; Carlos Rabelo; Edson Sagaz; Eromildo Cruz;  Alexandre Gomes; João Moraes; Laécio Nunes de Oliveira; Ariosto Ferraz Araújo; Josué Alvarino; Luiz Florentino; Eder Correia; Oliens Wanzeller; Ailton Furtado de Melo; Sérgio Tavares; Rosana Ronaldo; Phelipe Domingos; Washington Carneiro; e José Hantequestt Chacrinha.

Segundo Namy Chequer, pré-candidato à Prefeitura pelo partido, essa lista será referendada na convenção do partido, no final do mês de agosto, incluindo a relação de nomes femininos, que estão entre as 280 mulheres filiadas oficialmente ao PCdoB de Vitória.

Na Rede, que tem como pré-candidato a prefeito o vereador Roberto Martins, o porta-voz do partido, Gean Jaccoud, informou o nome de alguns pré-candidatos: Professor Gean Jaccoud; Vitor Burgo; Rúbia Xibili; Dario Sérgio; Dudu Martins; Luciana Alvarenga; Carlos Eduardo Santos; Luiz Argolo; Marilsa Gama; e Alex Menezes. "Estes são os que me lembro de cabeça", destacou.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Nico Dias em Quarta, 29 Julho 2020 15:06

Corre o risco de fazer ninguém, apesar que Renato casanova é oque eu acredito ter mais chances, espero ter errado.... Na real se a Camila valadao tivesse no Rede junto com a Mamedi eu arriscaria outro. Mas não sei.

Corre o risco de fazer ninguém, apesar que Renato casanova é oque eu acredito ter mais chances, espero ter errado.... Na real se a Camila valadao tivesse no Rede junto com a Mamedi eu arriscaria outro. Mas não sei.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/