A menos de cinco dias da realização do segundo turno das eleições, os principais institutos de pesquisa estão na rua preparando os últimos levantamentos das intenções de voto para disputas em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Até o dia do pleito, no próximo domingo (28), estão programadas a divulgação de oito pesquisas – cinco delas apenas na Capital. O jornal Século Diário publica no próximo sábado (27) a pesquisa eleitoral das intenções de voto em Vila Velha.
De acordo com a legislação eleitoral, as empresas interessadas na realização de pesquisas tinham até essa segunda-feira (22) para oficializar o registro dos trabalhos na Justiça Eleitoral. Constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os registros de cinco pesquisas em Vitória, duas em Vila Velha e apenas uma em Cariacica.
Esse número guarda relação com o grau de disputa nos municípios. Enquanto o pleito em Vitória deve apontar uma briga voto a voto entre os candidatos Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), situação parecida com o pleito em Vila Velha entre o prefeito Neucimar Fraga (PR) e Rodney Miranda (DEM), em Cariacica a disputa está bem encaminhada para o vice-prefeito Geraldo Luzia do Carmo, o Juninho (PPS), contra o deputado Marcelo Santos (PMDB).
Na Capital, as empresas Enquet (A Tribuna) e Instituto Futura (A Gazeta) devem publicar o resultado das pesquisas nesta quarta-feira (24). Está marcada para a próxima sexta-feira (26), a divulgação dos resultados de duas pesquisas: uma feita pela empresa Flexconsult, encomendada pela TV Vitória, e outra do Ibope, contratada pela TV Gazeta. A Futura deve publicar uma outra pesquisa no sábado (27).
Em Vila Velha, foram registradas duas pesquisas para serem publicadas no sábado – uma da Futura, encomendada pelo jornal A Gazeta, e outra da Visão/Século Diário. Para a disputa em Cariacica, a Futura deve publicar a última pesquisa na próxima sexta (26).

