O grupo tem como certa a pré-candidatura do deputado federal em novembro deste ano
Pré-candidatos a vereador no município da Serra do partido Republicanos, reunidos na noite dessa quinta-feira (30), apontaram o deputado federal Amaro Neto como pré-candidato a prefeito nas eleições de novembro. Um vídeo divulgado em rede social deu início a um movimento para pressionar o parlamentar a formalizar essa decisão, em uma ação vista no mercado político como estratégia para “esquentar” o nome de Amaro, que ainda não se decidiu a entrar na disputa, embora esteja relacionado entre os pré-candidatos.
A pré-candidatura foi dada como certa a partir de maio, quando o parlamentar transferiu o domicílio eleitoral de Vila Velha, onde reside, para a Serra, depois de desistir de concorrer em Vitória, onde a rejeição ao seu nome é apontada como elevada, apesar da boa votação alcançada na disputa contra o prefeito Luciano Rezende (Cidadania), em 2016.
O presidente do diretório municipal do Republicanos, Jean Cassiano, diz que “Amaro está muito animado e tem um carinho especial pela cidade da Serra”. O militante, que também é presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), acredita que “existe um clamor popular para que Amaro venha candidato a prefeito da Serra”.
Ressalta que o deputado mudou o domicílio eleitoral para a Serra e “sempre tem se mostrado animado e com uma chapa completa, inclusive com nomes excelentes e com o movimento popular abraçando ele, acredito que teremos um bom resultado”.
Sobre a chapa de vereadores, Jean afirma que só pretende divulgá-la depois da convenção do partido. Mas adiantou alguns nomes: Rodrigo Caçulo, Deborah Alves, João Batista Piol, Pastor Ricardo (já foi vereador), Dr. Pablo (advogado), Braw (Liderança Novo Horizonte). “Temos o quadro completo de homens e mulheres”, garantiu.
“É um movimento espontâneo e legítimo”, diz o presidente estadual do partido, Roberto Carneiro, e ressalta que “Amaro está retardando até demais” para decidir se será ou não candidato, embora o mercado sinalize como certa sua pré-candidatura.
Carneiro acredita que ele está deixando para anunciar a decisão no prazo estabelecido para apresentação de registro de candidatura na Justiça Eleitoral. As convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, este ano serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro.
Com Amaro, a Serra fica com 11 pré-candidaturas: Sérgio Vidigal (PDT), considerado com bom cacife eleitoral; Vandinho Leite (PSDB); Bruno Lamas (PSB); Alexandre Xambinho (PL); Fernanda Souza (PT); Gracimere Gaviorno (PSC); Arthur Araújo (PSD); Gustavo Peixoto (Pros); Luciana Malini (PP). Tem ainda o vereador Fábio Leite (Rede), apresentado como candidato do prefeito Audifax Bacelos (Rede).