quarta-feira, maio 14, 2025
24 C
Vitória
quarta-feira, maio 14, 2025
quarta-feira, maio 14, 2025

Leia Também:

Prefeitos devem ser decisivos na disputa eleitoral de 2014

Nos meios políticos é conhecida a importância dos prefeitos como indutores de votos nas disputas estaduais. Mais próximos da população, eles têm forte influência na hora de pedir votos. Em 2014, este poderá ser o diferencial para as disputas ao governo do Estado e até à eleição presidencial. 
 
As ações do governo federal e do governo do Estado de liberação de recursos para ajudar as prefeituras devem render frutos eleitorais em 2014. Os recursos podem garantir, pelo menos até abril, palanques de ordem de serviços e inaugurações de obras, que geram visibilidade. Fortalecendo os prefeitos, a contrapartida no período eleitoral é inevitável.   
 
Nessa sexta-feira (13), o governo federal iniciou o depósito do repasse financeiro de R$ 3 bilhões para municípios dos 26 estados e o Distrito Federal. Na primeira parcela, o Espírito Santo será beneficiado com R$ 26 milhões destinado à melhoria da prestação de serviços à população.
 
Já na segunda-feira (16) será a vez do governador Renato Casagrande reunir a “prefeitada” para o lançamento do Fundo de Desenvolvimento Municipal, que vai facilitar o repasse de verbas para as prefeituras investirem.
 
Em um cenário eleitoral disputado tanto no governo do Estado quanto na presidência da República, como se prevê para 2014, o eleitorado, por mais pequeno que seja, pode definir a eleição. Nacionalmente, por exemplo, o Espírito Santo, que não influiu na vitória da presidente Dilma Rousseff, no próximo ano deverá ter mais atenção de seu palanque devido à pulverização de candidaturas previstas. 
 
Já o governador Renato Casagrande teria uma vantagem no interior, caso seu principal adversário seja mesmo o senador Ricardo Ferraço (PMDB), que é mais conhecido na Grande Vitória. Mesmo com 60% do eleitorado capixaba morando na região metropolitana, a soma dos municípios do interior, sobretudo os com menos de 20 mil habitantes, pode ser decisiva em uma disputa, que deve se dar em dois turnos no Estado. 

Mais Lidas