Sábado, 18 Mai 2024

Se depender da direção Estadual do partido, PT sobe no palanque palaciano

Se depender da direção Estadual do partido, PT sobe no palanque palaciano
Apesar da pressão da nacional do PT para que o partido se una ao PMDB em um palanque alternativo no Espírito Santo, com o objetivo de isolar o PSB do presidenciável Eduardo Campos, a direção estadual não parece nada disposta a abandonar a base do governo Renato Casagrande. O presidente do PT-ES, o ex-prefeito de Vitória, João Coser, se movimenta no sentido de manter o partido no palanque socialista. 
 
Para tentar facilitar as movimentações, o governador tem se mantido neutro sobre a disputa presidencial, o que para o PT nacional não basta, pois a reeleição da presidente Dilma Rousseff estaria em risco.



As lideranças petistas, porém, vão buscar manter a aliança com o PSB, que tem candidato próprio à presidência da Republica, com o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Os socialistas ainda alimentam uma possibilidade de aliança informal com o PSDB, do presidenciável Aécio Neves. O acordo estaria sendo costurado estado por estado.
 
Além da disposição do PT em manter os espaços conquistados no governo de Renato Casagrande, a indefinição do PMDB sobre a disputa também ajuda na aproximação de petistas e socialistas.



O senador Ricardo Ferraço (PMDB) se apresentou para assumir a candidatura do grupo, como candidato ao governo, mas sua candidatura não agrada aos petistas do Estado por dois motivos: primeiro por não ter densidade suficiente para suplantar Casagrande e, segundo, porque o senador tem postura crítica em relação ao governo Dilma. 
 
Como o ex-governador Paulo Hartung, preferido pela cúpula do PT nacional para encabeçar uma chapa alternativa ao governo quer adiar a definição sobre a disputa eleitoral, os petistas capixabas têm se aproximado cada vez mais do palanque socialista. Além de negociar as vagas ou ao Senado ou de vice, o partido tem condições de buscar melhores acomodações proporcionais para a eleição deste ano. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/