Terça, 21 Mai 2024

Vereador poderá ser vice na chapa de Toninho Bitencourt em Marataízes

marataizes_WillianDuarte_ToninhoBitencourt_divulgacao Divulgação
Divulgação

O vereador e pré-candidato a prefeito de Marataízes Luiz Almeida (Republicanos), o Luiz do Capinzal, anunciou recentemente a ex-secretária municipal Cris da Saúde (PSB) como vice em sua chapa. Agora, o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), um dos seus principais rivais na disputa majoritária de outubro deste ano, também se encaminha para definir a composição da chapa de oposição.

O nome é o do presidente da Câmara de Vereadores Willian Duarte (MDB), que está em seu quarto mandato parlamentar. O próprio Willian é pré-candidato a prefeito, mas tem se articulado publicamente com Toninho. Nos bastidores, a informação é de que ele está, sim, como um dos mais cotados para ser vice de Bitencourt.

No último dia 13 de abril, Willian Duarte promoveu uma grande festa de aniversário no Rotary Club de Marataízes, que contou com a presença de diversas figuras da política incluindo, o próprio Toninho; os deputados estaduais Hudson Leal (Republicanos) e Allan Ferreira (Podemos) – este último, pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim -; e o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler (Podemos), pré-candidato a prefeito em Itapemirim.

Além dos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Podemos, nos quais estão Willian e Toninho, uma eventual coligação encabeçada pelos dois poderá contar com Partido da Mulher Brasileira (PMB), Democracia Cristã (DC), Agir e Rede Sustentabilidade.

No caso da chapa formada por Luiz e Cristiane, apoiada pelo atual prefeito, Tininho Batista (PSB), tem se articulado um arco maior de siglas de vários espectros políticos: Republicanos, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático (PSD), Solidariedade, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Verde (PV), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da Renovação Democrática (PRD) e Cidadania.

Jaiminho e Guilherme

O atual vice-prefeito de Marataízes, Jaiminho Machado, aproveitou a janela partidária para migrar ao Partido Liberal (PL) e abraçar o campo bolsonarista, com as bençãos do senador Magno Malta. Em 2022, Jaiminho chegou a ocupar a prefeitura por alguns meses, quando Tininho foi afastado judicialmente do cargo – depois, os dois romperam. Atualmente, o vice-prefeito teria em seu raio de alianças o Progressistas (PP), o União Brasil e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) – este último era antiga sigla de Jaiminho.

Mais isolado, o educador e produtor cultural Guilherme Nascimento também continua trabalhando para fortalecer sua pré-candidatura a prefeito e o diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Ele é conhecido no município por coordenar a Casa Roxa, espaço cultural que desenvolve diversas ações no município, e também foi candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim em 2020.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/