Sexta, 26 Abril 2024

Século Diário fecha quadro de estrelinhas para vereador

O jornal Século Diário fechou na madrugada desta sexta-feira (5) o quadro de estrelinhas dos candidatos a vereador nos quatro maiores colégio eleirtorais da Grande Vitória. Após mais de dois meses de levantamentos, que incluíram o cruzamento de diversas fontes que acompanham de perto o processo eleitoral, consultas a pesquisas e análise do cenário político, o jornal "elegeu" os candidatos que devem ocupar as câmaras de Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica nos próximos quatro anos. 

 
Em Vitória, segunda principal vitrine política do Estado, o balanço final do quadro de estrelinhas aponta que boa parte dos vereadores da atual legislatura deve conseguir a reeleição. Na lista dos vereadores que ainda precisarão de um fôlego extra para retornar à Casa estão cinco candidatos: Aloísio Varejão (PSDB), Eliézer Tavares (PT), Serjão Magalhães (PSB), Max da Mata (PSD) e Fábio Lube (PDT). 
 
Caso esses candidatos fiquem de fora, a renovação da Casa ficaria em torno de um terço, ou seja, apenas cinco das 15 vagas seriam renovadas. Esses candidatos que ainda lutam na reta final por uma cadeira se juntam a outros seis que também continuam com chances. É o caso, por exemplo de Marcelão. O petista, que conta com o apoio do prefeito João Coser e do secretário de Turismo Alexandre Passos, cresceu nas últimas semanas e pode dar trabalho para Eliézer Tavares, que briga pela terceira vaga do PT.
 
Outro que vem com fôlego renovado nesta reta final é Serjão Magalhães. O socialista disputa com Max da Mata uma possível terceira vaga na coligação PSD/PSB. Embora o quadro de estrelinhas tenha indicado como eleitos Sergio Sá e Davi Esmael (ambos do PSB), tanto Serjão quanto Max têm força para reverter a desvantagem e ameaçar a vaga de Esmael de hoje para domingo (7).
 
Cariacica
 
Em Cariacica o quadro de estrelinhas indicou os nomes dos candidatos que ocuparão 15 das 19 cadeiras da Câmara. Ao contrário de Vitória, a renovação no legislativo cariaciquense deve ser maior. As novidades são João Perovano, Professora Gismeire (ambos do PSDB), Itamar Freire (PDT), Messias Donato (PTdoB), Lelo Couto (PV), Jacqueline Moraes (PSD), Emerson Corteletti (PSC), Celso Andreon (PT), Jorge Scárdua (PMN) e Zé Santana (PTB). 
 
Se confirmadas as previsões de Século Diário, mais da metade da Casa será renovada. Sem contar os candidatos que permanecem na briga e flutuam com chances de ocupar as vagas da sobra de cada uma das coligações, o que poderia renovar ainda mais a composição da Câmara, ao mesmo tempo que a subida desses candidatos também poderia garantir a reeleição de alguns vereadores que estão ficando de fora. 
 
Nessa situação, por exemplo, está os candidato Jolindo (PV), que ainda luta pela segunda vaga na coligação (PV/PHS). Mesmo drama vivido por Pedrinho Muniz (PR), que também tem esperança de retornar à Câmara em 2013, caso sua coligação faça uma segunda vaga. 
 
Serra
 
Na Câmara da Serra, que tem o maior número de cadeiras (23), a renovação deve ficar em torno de 30%. Destaques para Nacib (PDT), que deve receber uma das maiores votações; Gildo Gomes (PSB), que vem calçado pela cunhada e vereadora Sandra Gomes (PSDC); Jairo Granier (PR); Luciano Evaristo (DEM), estão na lista dos estreantes.
 
Os novatos ameaçam as vagas de alguns vereadores da atual legislatura que ainda lutam pela reeleição. É o caso do Jamir Malini (PTN), que é o mais cotado para ocupar a segunda vaga da coligação, mas que não está garantido para 2013. Mesma situação de Auredir Pimentel (PDT), que também rema na chegada para conquistar uma iminente sexta vaga da coligação. 
 
Vila Velha
 
Vila Velha talvez tenha sido o município que ofereceu mais dificuldade para a equipe de Século Diário fechar o quadro de estrelinhas. Havia uma pulverização de diversas coligações que elegem um ou dois candidatos, mas a disputa sempre esteve muita parelha. Em muitas chapas não havia grandes "medalhões" puxadores de voto. Tanto é que as chapas mais fortes devem fazer no máximo de duas a três cadeiras. 
 
A Câmara de Vila Velha deve seguir a tendência de Vitória e Serra e renovar em torno de 35% das cadeiras. Entre as novidades que, segundo as previsões de Século Diário, vão estar no legislativo vilavelhense em 2013, estão Joel Rangel (PSB); Ricardo Rangel (PR); Camilo (PSC); Paulo Asafe (PSDC); Marcos Rodrigues (PP); Edilson Alves, o Pinduca (PTN).
 
Outra curiosidade na disputa é que o PT pode ficar sem representante na Câmara de Vila Velha em 2013. Abandonado pelo partido, o Candiato João Batista Babá (PT) chega na reta final desidratado. O isolamento do candidato deve se refletir nas urnas. Com previsão de poucos votos de legenda, o partido terá que tirar leite de pedra para fazer ao menos um assento.
 
Desafio semelhante enfrentam o PSDB e a coligação PDT/DEM, com uma vantagem, ambos tem como candidatos a prefeito em boa posição na disputa. Max Filho (PSDB) e Rodney Miranda (DEM), em situação muito mais favorável que a de Babá, devem carrear votos para a legenda. A previsão é de que Rodney faça cerca de 10 mil votos de legenda e Max Filho oito mil. Reforço suficiente para eleger um vereador cada. 
 
Ainda nesta sexta-feira  (5), Século Diário divulga o fechamento do quadro de estrelinhas para prefeito.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/