Sábado, 18 Mai 2024

Viagem polêmica de Rodney Miranda fica fora de pauta na Câmara de Vereadores

Viagem polêmica de Rodney Miranda fica fora de pauta na Câmara de Vereadores

Apesar da grande repercussão nas redes sociais e até na imprensa nacional, a polêmica sobre a viagem do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), não foi debatida pelos vereadores do município. Na primeira sessão ordinária depois do episódio, realizada nessa terça-feira (24), o assunto ficou fora de pauta na Câmara de Vereadores. A maior parte dos pronunciamentos foi destinada a abordar as consequências das chuvas, que atingem o Estado há mais de uma semana.



As únicas cobranças feitas pelos vereadores foram pela ajuda da prefeitura aos moradores de áreas isoladas devido aos alagamentos e pela ampliação das parcerias do município com os governos estadual e federal. Um dos vereadores ouvidos pela reportagem afirmou que a prioridade no momento é o atendimento às vítimas das chuvas. “Não existe clima para abordar a situação do prefeito agora”.



No entanto, outro vereador ouvido pela reportagem admitiu que o prefeito saiu desgastado do episódio e a Câmara precisa se posicionar sobre o assunto. Esse mesmo vereador não descarta que, caso as chuvas deem uma trégua, o assunto possa vir à tona na próxima sessão, marcada para a tarde desta quinta-feira (26).



Nos meios políticos, há certa desconfiança em relação a uma eventual reação dos vereadores contra Rodney, sobretudo, após as primeiras declarações do presidente da Casa, Ivan Carlini (DEM), que saiu em defesa do prefeito ao garantir que a viagem foi comunicada previamente aos vereadores. Carlini é aliado de Rodney e foi recebido no DEM de braços abertos, em setembro deste ano.



Contudo, esse cenário pode ser modificado no caso de uma nova onda de revolta da população. As primeiras demonstrações de contrariedade aconteceram logo após o retorno do prefeito, que foi vaiado pelos voluntários que atuavam no Ginásio Tartarugão, onde estão sendo concentrados os trabalhos de recolhimento de mantimentos para as vítimas das chuvas.



A pressão contra o prefeito deve partir inicialmente dos partidos políticos, que começaram a se movimentar contra o prefeito. Nessa segunda-feira (23), a direção municipal do PCdoB anunciou que vai pedir o impeachment de Rodney. O caminho desse processo será a Câmara de Vereadores, que terá de se posicionar mais claramente. “Como o próximo ano é eleitoral, os vereadores não vão querer ficar do lado contrário da população. Com certeza, esse assunto deverá vir com força”, relembrou uma das fontes.



Além do desgaste político e de imagem, o prefeito de Vila Velha também pode ter problemas na Justiça. Na mesma reunião que definiu a entrada do pedido de impeachment, os dirigentes do PCdoB canela-verde também anunciaram que vão entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPES) pelo cometimento de supostos atos de improbidade no episódio.



O partido defende que Rodney violou o dever de lealdade às instituições e à moralidade pública: “Ausentar-se da cidade quando a população mais precisava é omissão administrativa grave a seu dever de ofício”, afirmou em nota divulgada após encontro.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/