Quinta, 25 Abril 2024

AstraZeneca: 19 mil capixabas ainda não concluíram o ciclo de imunização com a D2

vacina_linhares_prefeituralinhares Prefeitura de Linhares
Uma nova atualização realizada pela Secretaria da Saúde (Sesa) apresenta um número preocupante em relação à segunda dose da vacinação da população com a AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) no Espírito Santo: 19 mil capixabas ainda não comparecerem para completar o ciclo de imunização.

Os dados são referentes aos esquemas superiores a 85 dias, ou seja, após 12 semanas, de cidadãos que receberam a primeira dose entre janeiro até o dia 24 de abril deste ano.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo, o Estado e os municípios têm, semanalmente, realizado trabalho conjunto com o objetivo de diminuir esse número para garantir a eficácia da vacina e a cobertura ideal.

"Mandamos semanalmente aos municípios a listagem nominal para que seja feita a busca ativa no território de todos aqueles que estão com esquema com mais de 85 dias. Além disso, o Estado tem realizado o envio de cerca de 10 mil mensagens por SMS por semana aos números disponibilizados no sistema", afirmou.

Com a complementação total das mais de 19 mil doses em atraso, o Estado passaria da cobertura vacinal da D2 de 13,65% para 14,11% - dados desta quinta-feira (1) no Painel de Vacinação do Espírito Santo.

A coordenadora ressaltou que as estratégias têm auxiliado na redução deste número – e também na antecipação operacional da segunda dose para 70 dias –, mas que, com o vencimento de novos esquemas, as atualizações são feitas e há pessoas que não têm se atentado ao período da segunda dose.

"Na última semana chegamos a registrar uma redução de aproximadamente 50%, com pouco mais de 8 mil pessoas que ainda não havia recebido a segunda dose. Com o vencimento de novos esquemas, muitos acabaram não se atentando à data correta para o seu retorno", explicou.

Danielle orienta que, independentemente do tempo, o importante é fazer a complementação. "Procure o serviço de saúde e garanta a vacinação. O Estado tem enviado regularmente os imunizantes destinados exclusivamente às segundas doses em tempo oportuno para que todos possam receber", reforçou.

No último dia 22, a Sesa havia informado que, dos 12,7 mil capixabas que tomaram a vacina AstraZeneca e não retornaram para complementação do esquema vacinal, cerca de 65% eram idosos acima dos 60 anos, o que representava 8,2 mil pessoas.

O Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, conta com quatro vacinas disponibilizadas para a imunização contra à Covid-19 no Brasil: AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), Coronavac (Sinovac/Butantan), Comirnaty (Pfizer/BioNTech) – sendo ambas de esquemas com duas doses - e, recentemente, a Janssen (Johnson & Johnson), com esquema de dose única.

Com a retomada da produção da vacina da Coronavac e conseguinte retorno da distribuição aos estados, o Espírito Santo conseguiu zerar a distribuição aos municípios capixabas dos esquemas em atraso, desde a última segunda-feira (28). Para Coronavac, o intervalo entre a primeira e segunda dose são de quatro semanas ou 28 dias.

Em relação às doses da Pfizer, por ter sido uma vacina incorporada à campanha em maio, tendo a sua distribuição aos municípios também nesta data, os esquemas vacinais encontram-se dentro do prazo estipulado pelo fabricante, de 12 semanas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/