Sexta, 26 Abril 2024

Conforme esperado, Mapa de Risco começa a ter mais pontos amarelos

nesio_fernandes_sesa Sesa

O 30º Mapa de Risco Covid-19, anunciado pelo governo do Estado neste sábado (8), tem 75 cidades em risco baixo e três em risco moderado: Colatina, na região centro-oeste, Ecoporanga, no noroeste, e Santa Teresa, na central-serrana. 

As duas novas inserções em amarelo em relação à atualização anterior, Colatina e Santa Teresa, mostram uma tendência já anunciada previamente pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento nesta quarta-feira (4), de que o Espírito Santo viverá, nas próximas semanas, um aumento do número de municípios em risco moderado, depois de duas semanas com apenas um município nessa classificação.

"O que pode ocorrer nas próximas semanas é que, em a ocupação de leitos hospitalares passando de 50%, é possível que muitos municípios capixabas voltem ao risco moderado, com restrições de algumas atividades econômicas e sociais, em especial no período noturno e aos finais de semana". 

A maior interação entre as pessoas, ressaltou o secretário, traz um cenário de muita cautela ao longo de pelo menos boa parte do ano de 2021. "Trabalhamos com a perspectiva de que temos um caminho de mais seis ou oito meses pela frente de muitas dificuldades e possíveis oscilações no comportamento da pandemia e que a todo momento estaremos atualizando a sociedade das avaliações que o Estado faz e as medidas de ajuste da rede de assistência social".

São medidas, salientou, "que de fato reduzem a interação social e diminuem a pressão sobre a rede de serviços de saúde, permitindo que, preservando parcialmente as suas funcionalidades, elas possam coexistir com a atual fase de evolução da pandemia".

O que pode e o que não pode 

Basicamente, nos municípios de risco baixo estão permitidas as aulas presenciais nas escolas de educação infantil e básica, ensino médio e superior. O comércio, em shoppings e ruas, funciona sem restrições de horários e dias de semana, incluindo bares e academias. Tudo, somente mediante os protocolos de distanciamento social, higienização e uso de máscaras.

Nos municípios de risco moderado, as escolas devem manter apenas o ensino remoto. Já no comércio de rua, o funcionamento é de segunda a sexta de 10h às 16h e de 9h às 15h aos sábados, ficando fechado aos domingos. Nos shoppings, também fica proibido o funcionamento aos domingos e, nos demais dias, é de 12h às 20h para as lojas e de 12h às 18h para as praças de alimentação.

Os eventos estão autorizados para até 300 pessoas adultas, havendo autorização também para eventos infantis, teatro, cinema, feiras de artesanato e similares, circos e parques de diversões, mediante protocolos específicos e somente para municípios de risco baixo.

Crescimento exponencial de novo

Desde setembro, as taxas de transmissão (Rt) do novo coronavírus (SARS-CoV-2) têm subido no Estado, havendo picos relacionados aos feriados e, mais recentemente, às atividades de campanhas políticas. Sobre essas últimas, o governo do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabeleceram expressa proibição de atividades que gerem aglomerações, inclusive nos municípios de risco baixo.

Na última atualização dos gráficos de Rt, publicada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) nesta sexta-feira (6), com dados até o dia 23 de outubro, o Rt médio do Espírito Santo chegou a 1,22, na Grande Vitória está em 1,15 e no interior, em 1,3. A manutenção de taxas acima de 1 caracteriza crescimento exponencial das contaminações, acendendo um alerta para a necessidade de reduzir drasticamente as interações sociais.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/