Sexta, 26 Abril 2024

​Epicentro de variante inglesa da Covid ganha unidade de saúde especializada

centro_especializado_covid_pmbsf PMBSF
PMBSF

Identificada como epicentro da variante inglesa do coronavírus chamada de B.1.1.7, o município de Barra de São Francisco, noroeste do Estado, antecipou a abertura do novo Centro de Atenção à Pacientes de Covid para esta sexta-feira (2), com capacidade para internar até 50 pessoas simultaneamente para os primeiros cuidados, quando os testes para a doença derem positivos. Até a última segunda-feira, Barra de São Francisco esteve em lockdwon, cujo resultados será avaliado neste fim de semana.

O secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda, anunciou que o município recebeu cinco mil testes rápidos da Secretaria de Estado da Saúde. "Foi uma deferência do secretário Nésio [Fernandes] com o nosso município para tentarmos frear o surto da doença. O resultado sai em 10 minutos. Nos que derem positivo, iniciamos o tratamento de imediato. Os que derem negativo vamos acompanhar e testar de novo com quatro dias", disse Gustavo.

Centenas de pessoas, entre servidores e voluntários, passaram o dia de quinta-feira (1) trabalhando para montar as camas hospitalares, armários e outros equipamentos para possibilitar a abertura imediata da unidade, que funcionará das 8 às 20 horas na sexta e no sábado (2 e 3)  e das 8 às 13 horas no domingo (4).

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) comemorou o fato de que, em sete dias, a municipalidade transformou uma escola abandonada em Centro de Atenção a Pacientes de Covid e atribuiu o êxito à força da mobilização da comunidade.
"Servidores trabalharam incansavelmente e a comunidade, não apenas de Barra de São Francisco, mas também de outras cidades, foi solidária, ajudando na montagem do Centro", disse Enivaldo.

O toque de recolher em Barra de São Francisco funcionou entre os dias 24 e 29 de março (quarta a segunda-feira), das 20h às 6h, com objetivo de conter o avanço de Covid-19. Nesse período, ficaram suspensos o funcionamento de quaisquer serviços e atividades. As farmácias e supermercados somente puderam funcionar por meio do sistema de entregas (delivery), com abertura parcial de portas, portões e afins. Uma avaliação está sendo feita, a fim de direcionar as novas medidas a serem adotadas. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/