Quinta, 25 Abril 2024

Espírito Santo recebe 1,5 milhão de seringas agulhadas para vacinação

covid_Giovani_Pagotto_Governo_ES2 Giovani Pagotto/Governo ES

Na manhã deste sábado (16) o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, por meio de live nas redes sociais, a chegada de 1,5 milhão de seringas agulhadas. Esse número compõe o primeiro lote de um total de 6 milhões adquiridas entre os meses de setembro e outubro de 2020. Segundo Casagrande, em fevereiro chegam mais. "O Espírito Santo está totalmente preparado para começar a vacinação contra a Covid-19. Estamos ansiosos para a vacina chegar e a gente poder fazer nosso trabalho. Os municípios também estão preparados", garante. 

Foto: Giovani Pagotto/Governo ES

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, explicou que foi adquirida uma quantidade de seringas que atende não somente a demanda de vacinação contra a Covid, mas também o calendário ordinário de vacinação. Também foi informado na live que a Polícia Militar (PM) garantirá a segurança das vacinas. "A PM fará a escolta, fará a segurança onde elas estiverem, e dará a proteção também no dia da vacinação", afirmou o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho. 

Na vacinação para Covid-19, o governador reforçou que, segundo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados prioritariamente os profissionais da saúde, idosos que habitam em instituições de longa permanência e a população indígena aldeada.

Renato Casagrande reafirmou que, mesmo com o início da vacinação, será necessário manter os protocolos de distanciamento social, uso de máscara, não aglomeração e higienização das mãos. Pois teremos o ano todo de 2021 ainda convivendo com a doença, simultaneamente à vacinação gradual da população. "No Espírito Santo são registradas cerca de 30 mortes por dia pela Covid-19. No Brasil, são mil pessoas mortas pela doença diariamente", disse. 

Durante o pronunciamento o governador voltou a informar sobre a disponibilização de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para pacientes oriundos de Manaus, capital do Amazonas, que sofre um colapso em seu sistema de saúde. 

Logística 

Conforme divulgado pela Sesa, foram comprados 80 equipamentos de refrigeração que serão distribuídos aos municípios capixabas, e realizada adaptação nos caminhões frigoríficos e furgões das Regionais de Saúde com novo isolamento térmico e climatização.

A Central Estadual de Rede de Frio da Sesa tem freezers negativos a menos 20ºC, enquanto as Centrais Regionais contam com equipamentos para armazenamento dos componentes, como câmara frigorífica. 

Ainda foi disponibilizado, pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), uma câmara frigorífica e dois ultrafreezers, que poderão ser utilizados para armazenamento de vacinas contra a Covid-19, inclusive, a temperaturas de até -86 °C, assim como da conservação de testes com amostras de swab.

Estratégias

O Programa Estadual de Imunização está realizando capacitações on-line aos servidores municipais para a operacionalização da vacina em cada território, uma vez que os municípios são os executores das ações de vacinação, seguindo as políticas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado, os municípios capixabas ofertarão, às pessoas do grupo prioritário, a possibilidade de realizar o pré-cadastro da vacina contra a Covid-19 de forma on-line ou por telefone. É previsto que cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos no processo de imunização nas 493 salas de vacinação do Espírito Santo.

Os municípios também poderão desenvolver estratégias de ações denominadas "extra-muro", ou seja, não apenas realizadas dentro da sala de vacinação na Unidade de Saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/