Sábado, 20 Abril 2024

Governo do Estado recebe mais 107 mil doses de vacinas neste sábado

vacinacao_heac_sesa Sesa

O Espírito Santo aguarda a chegada, neste sábado (3), de mais 107,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 44,4 mil são da Pfizer/BioNTec e 62,7 mil da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que, assim que chegarem, os lotes serão encaminhados à Rede Estadual de Frio e, na próxima segunda-feira (5), serão distribuídas aos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e às Regionais de Saúde Central, Norte e Sul.

A Secretaria mantém a estratégia de reduzir pela metade o envio das doses aos municípios que apresentarem taxa de utilização das doses abaixo de 80%, reservando os outros 50% na Rede Regional de Frio, para entrega a partir do momento em que o município atingir a meta definida. A medida, ressalta a secretaria, visa a garantir a aplicação das vacinas recebidas em tempo hábil na população.

Parte das doses da AstraZeneca serão destinados à complementação dos esquemas vacinais em segunda dose de idosos de 60 a 64 anos e dos trabalhadores da Saúde, das Forças de Segurança e Salvamento e da Educação. Todo o restante, assim como os imunizantes da Pfizer, será utilizado como D1 do público geral, por faixa etária.


O Estado já havia recebido, nessa quarta-feira (30), 127,9 mil doses de vacinas, sendo 33,9 mil da Pfizer/BioNTec e 94 mil da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford). A distribuição foi realizada nessa quinta (1), para vacinação do público geral por faixa etária e complementação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Vacinação. 

Há previsão de chegada de novas doses da Janssen (Johnson & Johnson), entretanto, a Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda a confirmação do quantitativo e a data de chegada pelo Ministério da Saúde.

Gestantes e puérperas

Há dois meses o Estado deu início à imunização das 47,9 mil gestantes e puérperas contra a Covid-19. Com mais de 30 mil doses já distribuídas para a aplicação da D1 a este público, a cobertura vacinal, nesta sexta-feira (2), aproxima-se dos 43%.

As gestantes que receberam a vacina da AstraZeneca antes do período da suspensão por parte do Ministério da Saúde terá seu esquema completado em duas doses 45 dias após o parto. Para os demais imunizantes, como Coronavac e Pfizer, a segunda dose segue o intervalo recomendado por cada fabricante e pelo Ministério, como de 28 dias para segunda dose da Coronavac e 12 semanas (84 dias) para segunda dose da Pfizer.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/