Sábado, 18 Mai 2024

Fórum realiza protesto contra situação da saúde pública em Vila Velha

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública realiza, nesta segunda-feira (10) um ato público para denunciar a situação caótica da saúde no município de Vila Velha. A entidade denuncia a falta de estrutura nas unidades de saúde, assim como a sobrecarga nos atendimentos à população. Os manifestantes vão se concentrar, por volta das 16 horas, em frente à sede do Ministério Público Estadual (MPES), próximo à Praça do Pedágio da Terceira Ponte.



De acordo com informações do fórum, a ideia do movimento é aproveitar o engarrafamento habitual no local para entregar panfletos aos motoristas que seguem para Vila Velha, fazendo um alerta sobre a situação da saúde no município. Eles planejam a utilização de um caixão para simbolizar o “enterro da saúde pública canela-verde”. Os manifestantes vão exibir faixas e cartazes cobrando mais investimentos serão utilizados no ato.



Dados da entidade apontam que a rede municipal de saúde só tem capacidade para atender a 43% da população vila-velhense. Das 16 unidades de saúde do município, somente sete atendem pela Estratégia de Saúde da Família. O fórum também critica a falta de recursos humanos e exige melhoria nas condições de trabalho e de atendimento à população.



O ato vai cobrar ainda a contratação de profissionais aprovados no concurso de 2012. A seleção oferecia 25 vagas para o cargo de psicólogo, mas apenas oito foram chamados. A validade do concurso termina em junho deste ano, podendo ser prorrogada pela administração do prefeito Rodney Miranda (DEM). Entretanto, o fórum alega que, durante a vigência do certame, a prefeitura contratou mais de 40 profissionais por meio de processo seletivo simplificado, que não garante a efetivação desses servidores.



Na avaliação do Fórum, a prática causa prejuízos à continuidade do atendimento aos serviços de saúde essenciais à população. O ato cobra ainda melhoria nas estruturas físicas e de equipamentos de trabalho. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/