Quinta, 25 Abril 2024

Governo distribui novo lote de 144,7 mil doses de vacinas nesta sexta-feira

vacina_professora_2_secom Secom
O lote de 144,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19 sinalizados pelo Ministério da Saúde chega ao Espírito Santo nesta quinta-feira (24), somando 65,2 mil de Coronavac (Sinovac/Butantan), 47,9 mil da Pfizer/BioNTec e 31,5 mil da Janssen (Johnson & Johnson). A distribuição ocorrerá na manhã do dia seguinte à Grande Vitória e regionais de saúde Central, Norte e Sul.

As vacinas da Janssen, como ficou pactuado entre Estado e municípios, serão destinadas ao público geral por faixa etária. Já as da Pfizer para aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária e nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em andamento no Estado.

Os imunizantes da Coronavac, por sua vez, serão destinados para complementar as segundas doses dos esquemas em atraso, finalizando 100% desse atendimento, além de poder dar início a pouco mais de 9 mil novos esquemas (com a segundas doses já asseguradas).

As primeiras doses da vacina Janssen que chegam ao Estado representam o quarto imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações no enfrentamento à Covid-19 no Brasil.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a inserção deste novo imunizante ao SUS traz perspectivas ainda mais positivas para a cobertura vacinal capixaba.

"É uma vacina com esquema em dose única, que para uma campanha de vacinação do tamanho da Covid-19 é extremamente importante, pois auxilia na redução da taxa abandono do esquema vacinal, na possibilidade de vacinar mais pessoas de uma única vez, além de possibilitar o aumento da cobertura vacinal", explicou.

Para este primeiro momento, devido ao quantitativo de doses e a especificidades da data de validade – ampliada para oito de agosto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será direcionada aos quatro municípios de maior população na Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Em remessas futuras, as doses serão proporcionalmente distribuídas aos demais municípios, tal qual ocorrem as distribuições dos demais imunizantes.

Taxa de utilização

Para esta nova remessa, será realizada uma nova atualização dos municípios que apresentam a taxa de utilização das doses abaixo dos 80%. A distribuição e o quantitativo de municípios serão realizados nesta quinta-feira (24), com a chegada das doses em território capixaba.

A orientação de manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80% visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população, disponibilizando a distribuição de 50% das doses aos municípios que não atingirem a taxa de excelência, tendo os demais 50% distribuídos aos municípios que conseguiram.

Os municípios que na última distribuição se encontravam abaixo de 80%, mas que alcançaram a meta na nova atualização, receberão as doses da última semana de forma complementar, além da garantia de 100% das doses. "Faremos a complementação das doses àqueles municípios que na distribuição anterior não atingiram a meta, mas na nova atualização já alcançaram. A população não ficará sem doses, nosso objetivo é agilizar a aplicação", afirmou Danielle Grillo.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/