Quinta, 28 Março 2024

Ministério da Saúde anuncia duas novas vacinas para menores de 5 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (14) que aplicará duas novas vacinas a crianças menores de cinco anos de idade. A inclusão das doses no calendário oficial da saúde tem o seu “Dia D” no próximo sábado (18), quando começa a campanha. 

 
As atividades contarão com 34 mil postos fixos, além de outros móveis, e com mais de 350 mil profissionais e 42 mil veículos. A estimativa é que a campanha alcance cerca de 14,1 milhões de crianças em todo o País.
 
Uma das doses, a Vacina Inativa Poliomielite (VIP), é destinada a bebês de 2 a 4 meses. Sua grande vantagem é o fato de não conter mais o vírus “vivo”, podendo, assim, ser aplicada por meio de injeções. Isso elimina o risco de paralisia infantil que a dose oral pode causar. As “gotinhas” serão utilizadas apenas aos 6 e 15 meses das crianças. A outra vacina é a pentavalente, que funciona contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas. 
 
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir a transmissão de doenças que poderiam ser evitadas, a atualização da caderneta de vacinação ganha importância exatamente porque essas doses, até então, só podiam ser encontradas na rede privada, por um alto preço.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/