Sexta, 26 Abril 2024

Ministério da Saúde vai imunizar 91,8 mil meninas contra HPV no Espírito Santo

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (22) que pretende imunizar até 91,8 mil meninas de 11 a 13 anos no Espírito Santo contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que pode causar vários tipos de cânceres em mulheres. Serão enviadas 192,8 mil doses da vacina. As vacinas serão aplicadas nas unidades da rede pública do país e nas escolas, a partir do dia 10 de março. A estratégia de vacinação vai incluir ainda uma grande campanha de mobilização, de acordo com o ministro Alexandre Padilha.



No próximo ano, o Ministério vai oferecer a vacina contra o HPV para as pré-adolescentes com faixa etária entre 10 e 11 anos. Em 2016, todas as meninas de nove anos também poderão ser imunizadas. Em todo País, a meta é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Cada pré-adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. As três doses serão aplicadas com autorização dos pais ou responsáveis.



Esse será o primeiro ano em que a vacina utilizada em outros 51 países será alvo de uma campanha de vacinação em larga escala. Para este ano, foram adquiridas 15 milhões de doses. A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde, no entanto, está pedindo às secretarias estaduais e municipais de saúde para que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.



O vírus do HPV é, na maioria das vezes, sexualmente transmissível e de fácil transmissão. A estimativa é que 80% da população brasileira já tinha tido contato com o vírus, mas não o desenvolveu. Por isso, o Ministério da Saúde escolheu a faixa etária de 9 a 11 anos, já que o ideal é que seja aplicada antes do início da vida sexual. Além do câncer de colo de útero, o HPV também é responsável pelo câncer de vagina, ânus, vulva, além de verrugas genitais.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/