Sexta, 29 Março 2024

​Moradores de Paul aguardam unidade de Saúde interditada há mais de três anos

postopaul_VV_googlemaps Reprodução/Google Maps
Reprodução/Google Maps
Desde dezembro de 2017, os moradores de Paul, em Vila Velha, aguardam a retomada das atividades na unidade de Saúde do bairro, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro. São mais de três anos de atendimento em um local provisório, com menos espaço e acessibilidade reduzida para os usuários. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Obras está elaborando o orçamento, previsto para o mês de maio.

O posto antigo foi embargado após uma construção irregular no imóvel vizinho. Um pilar de sustentação foi erguido sobre o muro da unidade, o que provocou riscos de instabilidades na estrutura do prédio público.

Com a interdição, todos os atendimentos passaram a funcionar na unidade provisória. No entanto, a reforma do posto antigo foi postergada por anos. "A gestão passada não se esforçou para reformar", aponta o líder comunitário Gilson Junior, em referência à administração do ex-prefeito Max Filho (PSDB).

Além da demora para a resolução do problema, a unidade provisória só foi conquistada após manifestações dos moradores. "Na verdade, iríamos ficar sem unidade em Paul, mas lutamos, fizemos protestos para não deixar sem a unidade", destaca.

Um dos problemas do local provisório é a falta de espaço para os profissionais de Saúde que trabalham no local. Pedro Balbino, de 71 anos, mora próximo à Unidade de Saúde e conta que o prédio não é suficiente para atender todos os usuários. "Em dia de chuva, tem que ficar metade dos pacientes do lado de fora porque não cabe todo mundo", exemplifica.

A unidade foi transferida para a rua Moscoso, ainda no bairro Paul. Segundo o morador, além da falta de espaço, as ruas que dão acesso ao posto provisório são mais inclinadas, o que dificulta a acessibilidade de pessoas com deficiência. "Eu vejo cadeirante subindo com dificuldade aquela rua", denuncia.

A atual gestão municipal, que tem à frente o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), informou, em nota, que a Secretaria de Obras está elaborando um orçamento com o levantamento dos serviços necessários para reforma da Unidade de Saúde, incluindo a demolição da varanda vizinha. "O orçamento com o investimento necessário para o retorno das atividades será concluído no próximo mês", promete.

Histórico

Em junho de 2020, a prefeitura publicou, no Diário Oficial, a desapropriação do imóvel localizado nos fundos da Unidade Básica de Saúde de Paul. De acordo com o Decreto nº 129/2020, o objetivo era a conservação de bem público, em razão do risco iminente provocado pela construção irregular.

Na ocasião, o procurador geral do município, José de Ribamar Lima Bezerra, afirmou que um vizinho da Unidade de Saúde fez uma construção nos fundos da própria residência e colocou os pilares sobre o muro da unidade de Saúde, causando riscos de instabilidade na estrutura.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 3

Flávia Brandão Miranda Vaz em Quarta, 07 Abril 2021 12:18

Agora eu creio que arnaldinho vai dá um jeito nesse posto.
Aí tem um problema maior q a construção que são os funcionários que não estão aí pra nós ajudar estão aí pra colocar dificuldade na nossa dificuldade.
Gente que deveria aposentar e está aí de cara feia atendendo os munícipes e como se estiver nos fazendo algum favor.
Agora graças a Deus sou atendida pelo posto de coqueiral q é de outro nível .??

Agora eu creio que arnaldinho vai dá um jeito nesse posto. Aí tem um problema maior q a construção que são os funcionários que não estão aí pra nós ajudar estão aí pra colocar dificuldade na nossa dificuldade. Gente que deveria aposentar e está aí de cara feia atendendo os munícipes e como se estiver nos fazendo algum favor. Agora graças a Deus sou atendida pelo posto de coqueiral q é de outro nível .??
leandro ribeiro em Quarta, 14 Abril 2021 17:21

Parabéns a atual gestão pelo posicionamento positivo de que de fato iremos poder ser atendido numa unidade básica de saúde, decente.

Parabéns a atual gestão pelo posicionamento positivo de que de fato iremos poder ser atendido numa unidade básica de saúde, decente.
pedro balbino em Sexta, 16 Abril 2021 11:41

Pedro Balbino
concordo plenamente com o Sr Leandro Ribeiro,esse posto vai ser a cereja do bolo pra Arnaldinho se reeleger.

Pedro Balbino concordo plenamente com o Sr Leandro Ribeiro,esse posto vai ser a cereja do bolo pra Arnaldinho se reeleger.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/