Sábado, 20 Abril 2024

Número de casos de Covid-19 diminui no Espírito Santo

reblin_nesio_coletiva08-02_FotoSesa Sesa
Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin convocaram coletiva de imprensa nesta terça-feira. Foto: Sesa

O número de casos de Covid-19 diminuiu no Espírito Santo, conforme informou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, nesta terça-feira (8). Na semana passada, 44% dos testes deram positivo para a doença, enquanto que na anterior, o índice foi de 51%. Agora, a expectativa é que nesta semana seja abaixo de 30%.

Nésio Fernandes informou ainda que o Espírito Santo vive fase de recuperação não somente na curva de casos, mas também de óbitos e internações. Além disso, que 70% dos óbitos são de idosos; que a taxa de ocupação de leitos pediátricos tem variado entre 79% e 87%; e que os 3% da população adulta não vacinada corresponde a 30% dos leitos de internação, reforçando a importância da imunização.

"Estamos enfrentando a quarta onda com vacinas seguras e eficazes, que funcionam inclusive contra a variante Ômicron e que reduzem as internações e óbitos entre as pessoas vacinadas", destacou.

O secretário informou também que 88% dos adultos estão vacinados com as duas doses, 87% dos adolescentes com a primeira, e 85% dos idosos com a terceira. Ele defendeu a aplicação da quarta dose ou reforço anual na população acima de 70 anos, iniciativa que classifica como "importante e acertada estratégia".

De acordo com Nésio, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN), a Vigilância Sanitária Estadual e a Organização Panamericana de Saúde (Opas) estudam os dados de casos, internações e óbitos para apresentar ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11), servindo de base para a discussão sobre a aplicação da quarta dose ou reforço anual.

Testagem

O secretário de Saúde informou que, em janeiro, 11,9% da população capixaba realizou teste para Covid-19. Nesse quesito, ele parabenizou os municípios de Jerônimo Monteiro, no sul do Estado, e Aracruz, no norte. O primeiro testou 28% de seus habitantes, o segundo, 26%. Do total de testagens feitas no Espírito Santo, 88,5% foram feitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Escolas

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que a gestão de Renato Casagrande (PSB) orientou aos municípios que adotem a estratégia de vacinação nas crianças e adolescentes nas escolas.

As gestões municipais também estão sendo orientadas a fazer testagens frequentes no espaço escolar. Em caso de testes positivos, a pessoa deve ser afastada desse ambiente e as pessoas com quem teve contato -testadas. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/