Terça, 23 Abril 2024

Segundo inquérito sorológico mostrará prevalências microrregionais e municipais

inquerito_sorologico_sesa Sesa

O segundo inquérito sorológico para Covid-19 no Espírito Santo será realizado entre a próxima segunda e quarta-feiras (27 a 29). O estudo, que envolve a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença, terá quatro a seis etapas, realizadas a cada 15 ou 21 dias, dependendo da evolução constatada. 

Na primeira etapa, participarão 13 municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Entre eles, estão considerados os novos epicentros da pandemia no Espírito Santo, hoje localizados nas cidades mais populosas do interior, como Colatina, Linhares e Cachoeiro.

A partir da segunda etapa, com data a ser definida, outros mais podem se candidatar a participar. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na chamada "fase de candidaturas", os municípios "ficarão encarregados de providenciar os equipamentos de proteção individual e materiais de apoio; além de estruturar as equipes de campo, o transporte e a logística de alimentação". Já a Sesa, por meio das regionais de saúde, oferecerá o apoio metodológico e tecnológico na aplicação da pesquisa, com análise estatística, capacitações, manual instrutivo da pesquisa e os relatórios finais.

Outra mudança nesse segundo estudo é a representação não só da prevalência (número de infectados por 100 mil habitantes) estadual, mas também das microrregiões onde os municípios pesquisados se inserem, bem como a dos próprios territórios municipais, podendo planejar ações em seus bairros e distritos. Em paralelo, destacou o subsecretário Reblin, muitos municípios estão comprando testes e farão seus próprios inquéritos, com apoio técnico da Sesa.

"A partir da próxima semana teremos a consolidação dos dados da nova etapa e a possibilidade de realizar um novo cálculo da taxa de transmissão. Na avaliação do Governo, este cálculo, a partir dos resultados do Inquérito, possui um grau de precisão e de segurança estatística adequados para tomadas de decisão e avaliação da pandemia no Estado", informou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (24) junto ao subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

A meta da Sesa é de que 7,8 mil pessoas participem da pesquisa nessa etapa, que contará, nestes três dias, com cerca de 400 pesquisadores, divididos em 196 equipes. Nos municípios de maior densidade demográfica, as residências serão escolhidas de forma aleatória nas áreas conhecidas como setores censitários, enquanto nos municípios de menor densidade demográfica, as residências serão escolhidas de forma aleatória, dentro das regiões de saúde ou distritos sorteados, possibilitando um melhor ajuste dos municípios menores a maior amostragem.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/