Sexta, 29 Março 2024

Adolescente é assassinado em ação policial no Bonfim e outro é baleado na perna

tiroteio_bonfim_Creditos-reproducao Reprodução

A noite dessa quinta-feira (24) foi de terror para os moradores do Bonfim, no Território do Bem, em Vitória. Uma ação policial culminou na morte do adolescente Danilo Cândido de Jesus, de 16 anos, e deixou outro jovem baleado na perna. Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher que se identifica como tia do rapaz assassinado relata que os policiais estavam em um beco, de onde atiraram no jovem, que se encontrava no quintal de casa. "Eles não socorreram, não ajudaram meu sobrinho", diz a moça no vídeo sobre a Polícia Militar (PM).

Crislayne Zeferina, integrante do Coletivo Beco, entidade da sociedade civil que atua na região, afirma que, após ser baleado, Danilo foi levado para a rua, pois a família queria ajuda para socorrê-lo, o que foi negado pelos policiais. O socorro, relata, veio somente depois de muita insistência, mas sem que nenhum integrante da família pudesse acompanhar o rapaz na viatura rumo ao Hospital São Lucas, onde veio a óbito. Segundo Crislayne, Danilo era integrante do Projeto de Jovens que Conecta a Juventude, do Coletivo Beco, no qual participava de oficinas artísticas.

A violência não parou por aí. A tia de Danilo, no vídeo, ressalta que os policiais chegaram a bater em uma menina de 12 anos e, enquanto os familiares tentavam socorrer o rapaz, foram ameaçados com spray de pimenta. Outro jovem, identificado por Crislayne como Otoniel, foi baleado na "barriga" da perna. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra ele no chão, com dezenas de homens, mulheres, adultos e crianças pedindo desesperadamente por socorro, enquanto vários policiais observam a cena fortemente armados. 

No vídeo, ouve-se ainda a mãe de Otoniel pedindo socorro e falando "meu filho não está morto". Outras mulheres falam da "tranquilidade [dos policiais] depois de balear duas pessoas". Enquanto isso, algumas pessoas mostram preocupação com Danilo perguntando por notícias dele, que já havia sido encaminhado para o hospital. Na sequência, os moradores ameaçam denunciar os policiais na Corregedoria da PM, mas alguns mostram descrença nesse mecanismo e falam "Corregedoria é o quê, nós vamos tacar fogo em tudo", e sugerem fazer protesto na avenida Marechal Campos.

Na manhã desta sexta-feira (25), o protesto foi feito. Crislayne afirma que os moradores tacaram fogo na frente da Escadaria do Trabalhador, que dá acesso à casa de Danilo, havendo repressão violenta da PM.

A integrante do Coletivo Beco não descarta a possibilidade de novas manifestações, ainda nesta sexta. De acordo com ela, diversos movimentos sociais foram convidados para ir até o Bonfim protestar. Além disso, será feita denúncia na Corregedoria e elaborada uma nota de repúdio assinada por diversas entidades da sociedade civil.

De acordo com Crislayne, o tiro em Otoniel foi de raspão e o jovem passa bem. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/