Sexta, 26 Abril 2024

Associação dos Servidores do Incaper lança campanha por valorização do instituto

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) completou 61 anos em novembro deste ano, mas os servidores têm pouco a comemorar. Sucateada, a autarquia que presta atendimento a pequenos agricultores teve uma queda brusca nesse serviço, reflexo da política de cortes lineares proposta pelo governador Paulo Hartung (PMDB).



O número de atendimentos caiu de pouco mais de 59 mil em 2015 para 34,1 mil em 2016, o que representa queda de 45%, reflexo de um corte de 38% do orçamento de custeio desde janeiro de 2015.



No mês de aniversário do instituto, a Associação dos Servidores do Incaper (Assin) lançou uma campanha de valorização da categoria. Com o tema “Para ter comida na sua mesa, é preciso ter comida na nossa”, mostra a importância dos profissionais e dos agricultores familiares, que são parceiros do Incaper.



O Incaper padece com intenso processo de sucateamento, com redução drástica de custeio; sem equipamentos de trabalho, como computadores, impressoras, GPS e gasolina; sem internet de qualidade; com unidades em péssimo estado de conservação; e servidores com salário defasado.



A precarização do instituto também é sentida no campo. De acordo com Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, publicado trimestralmente pela autarquia, a estimativa de produção para a agricultura em 2016 foi de 5,5 milhões de toneladas, resultado 9,5% menor na comparação com o ano de 2015. No caso da produção animal, houve queda de 7,5% e 13,6% na produção de carne bovina e leite, respectivamente.



A campanha da Assin tem objetivo de mostrar as razões pelas quais os instituto e os trabalhadores devem ser valorizados e como o desmonte do órgão é um retrocesso para o Estado e para milhares de famílias, beneficiadas direta ou indiretamente.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/