Sábado, 27 Abril 2024

Bancários decidem se entram em greve nesta quinta

Bancários se reúnem em assembleia nesta quinta-feira (25) para definirem se entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (30). Com o tema “A gente não quer só salário”, a campanha nacional da categoria teve início em 13 de agosto. Entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho, valorização dos trabalhadores e atendimento de qualidade aos clientes. A assembleia será realizada no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória, às 18 horas.
 
O indicativo de greve foi definido depois de sete rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que recusou os principais pontos da pauta dos trabalhadores. O índice reivindicado pela categoria é de 12,5%, mas a Fenaban propôs um índice rebaixado de apenas 7% para salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e auxílios refeição, alimentação e creche; e 7,5% para o piso. Os valores foram considerados insuficientes, muito aquém das expectativas da categoria.
 
“A postura da Fenaban foi de intransigência e desrespeito aos bancários. Com os lucros que obtêm os bancos não têm motivos para recusar a pauta da categoria. Não houve propostas para importantes reivindicações como melhores condições de trabalho, fim das metas e do assédio moral, segurança e contratação de mais empregados. A greve é a única alternativa que os bancários têm para pressionar os bancos a atenderem a pauta. Nossa luta não é apenas por salário. Queremos respeito aos bancários e clientes”, destaca o coordenador geral do Sindicato dos Bancários no Estado (Sindibancários-ES), Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, que representa o Espírito Santo no Comando Nacional dos Bancários.
 
Somente no primeiro semestre deste ano, os seis maiores bancos do Brasil – Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa Econômica, Banco do Brasil e HSBC – lucraram juntos R$ 28,4 bilhões, um crescimento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2013. Caso a greve seja aprovada, haverá uma assembleia para organização do movimento na próxima segunda-feira (29).
 
A greve dos bancários dialoga também com demandas dos clientes. Entre as reivindicações da categoria estão a redução das taxas de juros e a ampliação do horário de atendimento nos bancos, com contratação de mais bancários e respeito à jornada de seis horas de trabalho, bem como o cumprimento do papel social dos bancos.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/