Sexta, 26 Abril 2024

Portuários da Codesa anunciam greve para esta quinta-feira

Os portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) entrarão em greve a partir das 7h desta quinta-feira (21), por um período de 24 horas. A reivindicação é pelo fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2019, que deveria ter sido aprovado no dia primeiro de junho, data-base dos portuários.



A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 13, no auditório do sindicato que representa os codesianos, o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).



Segundo informou o Suport-ES, a empresa se recusa a conceder a reposição salarial pelo IPCA acumulado de primeiro de junho de 2016 a 31 de maior deste ano e ganho real de 3%, e não propõe nenhum reajuste em nenhuma cláusula econômica. O Sindicato afirma ainda que a Codesa também descumpriu o prazo para a assinatura do acordo, que venceu no dia 10 de dezembro.



O presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto, convoca todos os portuários para aderirem à greve, e repudia a morosidade com que o Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão do governo federal ao qual a Codesa tem de se submeter para concluir ações e acordos.



“Contamos com a participação de todos os companheiros, da ativa e aposentados, em mais esta luta contra a enrolação da Codesa, que se comporta como refém política da Sest, que não assina nada e só diz não à companhia docas, sendo que nosso acordo é com a Codesa e não com a Sest”, diz Ernani.



O líder sindical informa ainda que a Codesa vem apresentando superávit consecutivo por três exercícios e que, apesar do ano de 2016 tratar-se de um ano atípico, a empresa ainda assim apresentou um resultado financeiro positivo. No entanto, a Diretoria da Codesa está adotando as diretrizes do governo, que é de não conceder reajuste para nenhum empregado desta empresa estatal.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/