Domingo, 28 Abril 2024

2020 - parte II

coutinho_alcantaro_redes_ales Redes Sociais/Ales
Redes Sociais/Ales
Primeiro ele se esquivou, manifestando dúvida se tentaria novamente a Prefeitura de Aracruz, no norte do Estado. Agora, volta cada vez mais seu alvo para o provável concorrente, prefeito Dr. Coutinho (PP), no plenário da Assembleia Legislativa. O tema desta semana do deputado Alcântaro Filho (Republicanos), já puxado antes, foi a taxa de lixo cobrada no município, apontado por ele como uma "aberração". Alcântaro denunciou o "contrato como superfaturado" e aproveitou para acusar a gestão de "cabide de emprego", inclusive da "família real", modo como ele se refere aos parentes de Dr. Coutinho que têm cargo na prefeitura (mulher, filha e sobrinhos). A entrada de Alcântaro em campo começou a ficar mais evidente nas últimas semanas e fez o atual prefeito recalcular a rota. Dr. Coutinho sinalizava lançar a filha, Jessala Coutinho (PP), secretária de Ações Estratégicas, como sua candidata à sucessão, mas, o que ecoa no mercado, é que ele teria decidido disputar a reeleição. A presença do prefeito e de Alcântaro no tabuleiro tende a polarizar o pleito municipal, resultado de uma disputa acirrada em 2020, quando o deputado, que é ex-vereador, perdeu por apenas 162 votos. Outros atores se movimentam, mas resta saber se conseguirão ocupar território e permanecer no cenário. No aguardo das próximas cenas e articulações...

'Corrupção'
No discurso desta semana, Alcântaro destacou ainda que, após as cobranças, a prefeitura decidiu corrigir as "distorções nos valores", reduzidos em 60%. Mas ainda considera a medida insuficiente: "precisa chegar a 90%", afirma. Ele chama o caso de "corrupção do lixo".

Sobra um
Os planos de Alcântaro em Aracruz esbarram no do correligionário, Alexandre Manhães, presidente da Câmara de Vereadores. Manhães pleiteia erguer o palanque, só que o deputado é o primeiro da fila partidária. Como se sabe, comanda a legenda no Estado o ex-presidente da Assembleia, Erick Musso, que é do município.

Bloco
Alcântaro pode agregar ao seu redor outros cotados na disputa, como major Wallace (Patri), terceiro colocado na eleição de 2020. Ele tem se manifestado em publicações do deputado nas redes sociais contra a gestão de Dr. Coutinho. Situação semelhante é registrada com o vereador Roberto Rangel (Podemos), oposição ao prefeito e aliado de Alcântaro.

Agora...
No cenário com a filha do prefeito, e não o próprio, como ficaria essa polarização com Alcântaro, hein?! Seria um teste e tanto, sem dúvidas! Coutinho, vale lembrar, se elegeu pelo Cidadania, mas pulou para o PP, onde também está Jessala.

Espaços
Outra pergunta é sobre a esquerda de Aracruz, como - e se - virá? O PT lançou o servidor público Adilson Simao em 2020, mas o resultado foi inexpressivo. Hoje, o partido tem Vilson Jaguareté na Câmara, mas, até que se prove o contrário, sem pretensões no campo majoritário. A prioridade dos povos indígenas, aqui e na área nacional, é o legislativo.

Espaços II
O PCdoB passou a ter representatividade em agosto deste ano, com a vereadora Rhayrane Pedroni, que assumiu no lugar de Carlito Candin (Solidariedade), cassado por fraude de gênero nas eleições de 2020. Apesar de ex-subsecretária de Planejamento na gestão de Coutinho, a vereadora tem feito críticas à prefeitura.

O retorno
Por falar no Republicanos, o ex-prefeito de Jaguaré Rogério Feitani se filiou para tentar retornar ao cargo no próximo ano. O atual prefeito é Marcos Guerra (Cidadania), que chegou a se licenciar este ano para tratamento de saúde.

Segue...
Feitani foi afastado da cadeira em 2019, por decisão judicial, após ser alvo de investigação por improbidade administrativa. Ele era do PMN.

Nas redes
"Finalmente! Após pressão da população e da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Aracruz propôs a redução de até 66% na taxa de lixo. Essa vitória é das mães e pais de família, das micro empresas e de todo mundo (...)". Rhayrane Pedroni, vereadora de Aracruz pelo PCdoB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/