Segunda, 15 Julho 2024

'Asas cortadas'

plenarioCMV_andersongoggi_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Surpreendido pelo pedido de pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da ex-deputada-federal Soraya Manato, recém-chegada ao partido, o diretório municipal do PP resolveu já liquidar a história de vez: arquivou o pedido poucas horas depois, na noite dessa segunda-feira (8), com aval do presidente estadual, Da Vitória. A decisão se tornou pública na sessão da Câmara Municipal desta terça pelo vice-presidente do diretório, vereador Anderson Goggi, na presença do presidente municipal, Marcos Delmaestro, desfazendo a medida sinalizada em princípio, de levar o caso à convenção marcada para o próximo dia 27. Os dirigentes partidários acharam por bem "cortar as asas" de Soraya o quanto antes, em nome da aliança com o prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), candidato à reeleição. Esse compromisso foi exaltado por Goggi, o que não é novidade para ninguém, e como via de mão dupla, lembrando que o PP ocupa cargos na gestão municipal. O vereador destacou que Soraya deixou claro, ao se filiar ao partido, que só tinha pretensões para as eleições de 2026. "Ela não colocou nada disso, não ajudou a construir, não conhece a chapa de vereadores, não conhece as mulheres do partido", listou. Bom...se a ideia de Soraya, que está fora dos holofotes há tempos, era fazer barulho, durou quase nada!

'Asas cortadas' II
A ex-deputada chegou ao PP em abril e, segundo Goggi, a primeira dúvida foi se ela disputaria a Câmara Municipal, considerando a chapa em formação. O assunto foi esse, sem entrar no âmbito da prefeitura, e Soraya negou qualquer interesse. Aliás, chapa montada com ajuda de Pazolini, como afirmou o vereador.

Vitrine
As notícias do pedido feito ao PP foram publicadas, nas redes sociais, por Soraya e seu marido, Carlos Manato, que disputou o governo pelo PL e também passou um longo período fora da cena política e, inclusive, está rompido com seu partido. Soraya não publicava nada no Instagram desde dezembro de 2022, ano em que perdeu a reeleição pelo PTB.

'Climão'
Nos últimos meses, Manato ressurgiu de um longo período submerso e passou a posar para foto com lideranças partidárias, uma delas Da Vitória, o que também sinalizava para uma possível filiação à legenda. Veremos agora a "torta de climão" que será servida...

Cardápio previsível
A propósito, também se reuniram nessa segunda, mesmo dia do pedido, Marcos Delmaestro, o presidente do Republicanos, Erick Musso, e o deputado federal Evair de Melo (PP). Advinha o assunto?

Composição
O PP, como se sabe, já vem nessa aliança clara com Pazolini desde o ano passado e tem lugar de destaque na mesa de negociação. Dois filiados estão na disputa pela vice: o presidente da Câmara, Leandro Piquet, e a ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Cris Samorini.

Composição II
Piquet era do Republicanos e mudou de sigla já nesse contexto eleitoral, enquanto Cris escolheu o partido para estrear na política. No meio desse bloco, porém, se mantém vivo o ex-secretário Aridelmo Teixeira, do Novo, que deixou o cargo no tempo exigido pela Justiça Eleitoral.

Dupla fechada
Na Serra, assim como indicado aqui na coluna passada, o vereador Igor Elson (PL), que disputará a prefeitura, já aumentou as postagens ao lado do seu vice, pastor Diego Cassotto, da Missão Serra. O que antes era um "spoiler", como se diz por aí, agora é oficial.

Investigação
E Marcos do Val (Podemos), que está sumido deste espaço? O Conselho de Ética do Senado resolveu voltar à ativa após um ano e, na primeira leva de análises, nesta terça, aceitou a representação contra o parlamentar capixaba. O caso é a denúncia do plano golpista, com participação de Jair Bolsonaro, para gravar ilegalmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O relator é Jorge Seif (PL-SC).

Nas redes
"(...) Não teve jeito…tive que parabenizar o prefeito Pazolini pela quantidade de obras não prontas entregues. Na semana passada, foi aquela correria pra "inaugurar" tudo antes do prazo eleitoral. E depois de dois anos de uma cidade parada, o que mais vimos foi o prefeito inaugurando obras em powerpoints (...)". Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/