Quarta, 24 Abril 2024

Blocos eleitorais

rigoni_felipe_luismacedo_agenciacamara Luis Macedo/Ag.Câmara
Luis Macedo/Ag.Câmara

Há seis meses no comando do União Brasil, após a fusão do DEM e PSL, mudança que resultou em turbulências e debandada de nomes com mandato, o deputado federal Felipe Rigoni "queimou fosfato" e sola de sapato para manter sua candidatura ao governo e montar chapas competitivas nas proporcionais. Isolado, ficou pelo caminho no primeiro projeto, anúncio feito recentemente, descendo para a disputa à reeleição. Mas quem, afinal, integra seu bloco na corrida à Câmara? E à Assembleia Legislativa? A poucos dias do final do prazo para oficialização das candidaturas, o União já registrou todos os 11 postulantes às cadeiras de deputado federal e 29 (limite são 31) de estadual. Alguns conhecidos, outros nada! Com mandato legislativo, mesmo, só o próprio Rigoni, o segundo mais votado em 2018, e o vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro. Vamos, então, às demais peças do jogo...

Federal
Ao lado de Rigoni, o puxador de votos, disputarão ainda a ex-deputada estadual e ex-vereadora de Cachoeiro, Cláudia Lemos; o ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) Helder Carnielle; o jornalista Wesley Sather; e Dr. Gustavo Peixoto, um dos líderes dos movimentos de direita no Estado.

Federal II
Os outros nomes, menos ou nada conhecidos, são: pastor Josué Batista, da Cadeeso, entidade que representa as Assembleias de Deus e mais de 500 mil fiéis no Espírito Santo; enfermeira Fernanda Gandini; Maria Helena; Patrícia Orlette; e Wanderley Moraes.

Estadual
Na Assembleia, a aposta é no vereador mais votado de Vitória, Denninho Silva. Outras figuras conhecidas estão no páreo: os vereadores de Cariacica, Sérgio Camilo, Lelo, Edgar do Esporte e Renato Machado; o ex-deputado estadual Nilton Baiano; e o candidato a vice-prefeito em 2020 (chapa de Fabrício Gandini), Nathan Medeiros.

Estadual II
Também compõem a chapa o ex-presidente da Associação dos Militares do Estado (Assomes), Coronel Rogério; a jornalista Sandra Freitas; o presidente de entidades representativas do setor de restaurante e bares, Rodrigo Vervloet; e Thor, o pagodeiro do amor (Thor do Império), que cumpriu pena por assassinato do diretor social do Clube Náutico Brasil, José Carlos Preciosa, em 1993, e, recentemente, se envolveu em polêmica na Câmara de Vitória - foi preso e liberado após depoimento.

Estadual III
A lista se completa com Bê do Sobrado; Cabo Fonseca; Denise Izaita; Doutora Edilamara Rangel; Dr. Bruno Resende; Emerson Negão; Isamara da Farmácia; Jake Andrade; Jean do Táxi; Liliajane; Lilian Novaes; Luan Cola; Merçon; Missionária Aparecida; Missionária Marta; Perito Chamoun; Serginho; e Wap Wap.

Duas vagas
Reforçando: o União Brasil ainda pode inserir dois candidatos na chapa à Assembleia até o dia 15. Mas, sei não...os blocos parecem, de fato, fechados. A conferir!

Perdas
Com essa estratégia eleitoral, o partido comandado por Rigoni, que terá dinheiro de sobra nestas eleições, tenta reocupar espaços políticos no Estado. Com a chegada do deputado na presidência da executiva, tirando o ex-senador Ricardo Ferraço (de volta ao PSDB), e insistência em se candidatar ao governo, atrapalhando acordos anteriores, a legenda perdeu uma bancada inteira de deputados estaduais e duas das três cadeiras na Câmara Federal.

Perdas II
Da Assembleia, deixaram o União os parlamentares Alexandre Quintino (PDT), José Esmeraldo (PDT), Torino Marques (PTB) e Theodorico Ferraço (PP), enquanto, em Brasília, pularam fora as deputadas federais Soraya Manato (PTB) e Norma Ayub (PP). Todos candidatos à reeleição.

Perdas III
Mais dois deputados estaduais estavam, na época, prestes a entrar no União e deram meia-volta: Hércules Silveira (PDT) e Marcos Garcia (PP).

Nas redes
"Eu e Erick Musso nos unimos por um propósito, o de representar o novo ciclo político do Espírito Santo. Um estado mais desenvolvido, com mais oportunidades para todos. O sonho continua, e o ciclo de renovação do Espírito Santo passa pelo Congresso Nacional. É por isso que sou pré-candidato à deputado federal e o Erick pré-candidato ao Senado, com todo nosso apoio. Juntos pelo ES". Felipe Rigoni, ao discursar no anúncio de recuo de sua candidatura ao governo, que não fez onda, hora nenhuma.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Severiano júnior em Segunda, 26 Setembro 2022 21:52

Pode ter surpresa na corrida para Câmara Federal no ( União Brasil) com o vice prefeito da Serra ( THIAGO CARREIRO)
Estar muito bem cotado no município de serra!

Pode ter surpresa na corrida para Câmara Federal no ( União Brasil) com o vice prefeito da Serra ( THIAGO CARREIRO) Estar muito bem cotado no município de serra!
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/