Sábado, 27 Abril 2024

Bonde lotado

ramalho_sesp_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Que o coronel Alexandre Ramalho (Podemos) quer ser candidato em 2024, não há dúvida nenhuma! Tem investido pesado nesse projeto, nas ruas e nas redes sociais. A questão é...vai atender ao projeto da Nacional e encarar a Prefeitura de Vitória ou insistir na sua prioridade, que é Vila Velha? Desde o início das movimentações, Ramalho não deixa dúvida de que seu foco é o município canela-verde, onde mora, mas diante do obstáculo chamado Arnaldinho Borgo, do mesmo partido, Vitória passou a entrar nas cotações, até então, com acenos tímidos no mercado. Há poucos dias, porém, esse cenário ganhou novo fôlego. Ramalho foi convidado pela presidente nacional do partido, Renata Abreu (SP), com o oferecimento de todas as garantias para erguer o palanque. A entrada oficial do secretário – o Rambo Capixaba versão atual - nas articulações, a um ano do pleito, congestiona ainda mais o campo na Capital e no arco de alianças do governador Renato Casagrande (PSB), além de impor uma guerra entre patentes, devido à candidatura já anunciada do deputado estadual Capitão Assumção (PL), seu crítico voraz. Num passado bem recente, Ramalho ficou às turras com o Podemos, após ter sido barrado na disputa ao Senado, e quase não aceitou descer para a Câmara Federal. Na hipótese de não aceitar a oferta da Capital, a única opção seria mudar de partido e se manter no páreo em Vila Velha. As conversas, como se sabe, são com o PP, que também é aliado do governo, mas com pontos de atrito e rebelião. Até fechar a mesa de negociação, tudo pode acontecer!

Trinca
Para o Podemos, lançar um nome na principal vitrine política de 2024 é um ótimo negócio. Com Arnaldinho em Vila Velha e Wanderson Bueno em Viana, teria palanques em três dos cinco município mais estratégicos da região metropolitana.

Sobrando
No campo de Casagrande, vale lembrar, já estão em campo os deputados estaduais Tyago Hoffmann (PSB), Fabrício Gandini (de saída do Cidadania) e Mazinho dos Anjos (PSDB), que formaram um bloco com o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Tem ainda a candidatura petista de João Coser. Ramalho seria mais um do mesmo bloco de alianças.

Perfis
Do lado da direita e bolsonarista, tem Assumção e o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Em questão de eleitorado, o secretário adentra também essa área. Resta saber se os moradores de Vitória "compram" o perfil do secretário. Em Vila Velha, as últimas eleições comprovam: afinidade certa.

Lá e cá
Nessa de transitar pelos dois municípios, Ramalho se reuniu outro dia com o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, do PP, que saiu exaltando o secretário como figura importante do município. Também esteve com Tyago Hoffmann, em "agenda de alinhamento". Agora, é esperar as próximas cenas eleitorais...

Cobrança
A deputada federal Jack Rocha, presidente estadual do PT, é uma das 25 signatárias do partido de uma carta direcionada ao presidente Lula na sexta-feira (29), reivindicando a nomeação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). A cadeira em questão é da ministra Rosa Weber, que acaba de se aposentar.

Homens
As sinalizações, porém, apontam para o lado de sempre: homens! Encabeça a lista o ministro da Justiça, Flávio Dino, seguido do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do advogado-geral da União, Jorge Messias. O STF ficaria com apenas uma mulher na composição do Pleno.

Metas
A corrente interna do PT Alternativa Socialista, de João Coser e da vereadora de Vitória Karla Coser, se reuniu nesse final de semana para articular as metas para 2024. Já no grupo, a vereadora da Serra Elcimara Loureiro, que está nos ajustes burocráticos para se filiar oficialmente à legenda, após deixar o PP.

Metas II
Elcimara quer disputar a prefeitura no seu reduto eleitoral e já é considerada pré-candidata. Coser é figura mais que certa na guerra prevista para a eleição ao comando de Vitória, e Karla vai atrás da reeleição.

Palanque
O prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, deixou o pequeno Solidariedade para se filiar ao partido que ganhou peso e tamanho nas últimas eleições, o PP. O evento que efetivou a mudança foi realizado há quatro dias, no município, com a presença do presidente estadual, Da Vitória, e do também deputado federal Evair de Melo. Nirrô é candidato à reeleição.

Nas redes
"Estou muito honrada em ser a primeira mulher e primeira latina a liderar o grupo de combate à Tuberculose da WHO [Organização Mundial de Saúde]! É uma conquista imensa na contribuição da eliminação da tuberculose no Brasil e no mundo". Ethel Maciel, epidemiologista, capixaba, e secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente.

FALE COM A COLUNA:

'Rambo Capixaba', o retorno

Ações do coronel Ramalho remetem à fórmula executada no passado por quem...quem? Rodney Miranda!
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/rambo-capixaba-o-retorno

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/