Sexta, 29 Março 2024

Caos tecnológico

sergio_vidigal_agencia_camara Agência Câmara
Agência Câmara

Os problemas no agendamento da vacina contra a Covid-19 na Serra, alvos de críticas da população, foram levados ao plenário da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (28) pelo deputado do município, Vandinho Leite (PSDB). É que a prefeitura foi a primeira a anunciar, nas redes sociais, que iniciaria a imunização da faixa etária acima de 35 anos. A notícia parecia ótima, mas...o site simplesmente não funciona! As dificuldades já tinham sido registradas antes e na última quarta-feira, no agendamento de acima de 40 anos, mas ficaram ainda piores nesse domingo (27), o que se repetiu na noite desta segunda-feira (28). Em diferentes navegadores de internet, além da mensagem "server too busy", que aparece constantemente, e "página não encontrada", capixabas que conseguiam avançar no processo, depois de muita espera, também não localizavam o público-alvo nem o local anunciado para o mutirão desta quarta e quinta-feira (30 e 1), o Pavilhão de Carapina. Isso entrando no horário em ponto: 18h! Vandinho Leite criticou que a situação é resultado da falta de gestão e de conhecimento na área tecnológica, além de apontar que o sistema da prefeitura é "precário, ultrapassado, incapaz de suportar o agendamento de vacinas". A essa altura da pandemia, e com a imunização em massa essencial para melhorar a situação da pandemia no Estado, é realmente inadmissível que o único instrumento que garanta isso se consolide como esse "caos tecnológico". O prefeito Sérgio Vidigal (PDT) precisa resolver isso "para ontem".

'Mico'
A situação, ressaltou Vandinho ainda antes do agendamento desta segunda, é "extremamente preocupante" e se reflete no índice de vacinação na Serra. "O prefeito pagou mico", concluiu o deputado, em referência ao vídeo gravado por Vidigal nesse sábado (26) anunciando a vacinação do novo grupo e a realização do mutirão.

Martírio
Nesse domingo, o problema começou antes mesmo de ter início o agendamento, marcado até então para as 14h. O site saiu do ar e a prefeitura precisou adiar, para 18h. Na hora, um verdadeiro martírio coletivo. Alguns navegadores agendaram, muitos outros não. Mas o processo, no geral, é extremamente lento e com falhas.

1h15 na luta
Nesta segunda, a prefeitura de Serra justificou que o pico de acessos atingiu 7 milhões nesse domingo e que as 5 mil vagas para vacinação contra a Covid-19 foram preenchidas até 19h15. E também que o "site não caiu". Vamos lá...

Na mesma
...não cair tecnicamente, mas receber infinitas mensagens de erros, no final das contas, convenhamos...não muda nada! E outra: não tem justificativa para não ter um sistema e capacidades compatíveis com a situação atual. Os agendamentos tiveram início em janeiro, deu tempo de corrigir e se aperfeiçoar.

Na mesma II
Uma solução da prefeitura foi, então, ampliar os dias de agendamento por semana, às segundas, quartas e sextas, às 18h. Pelos relatos dessa segunda, porém, a "saga continua".

Diferenças
Nos outros municípios da Grande Vitória, as vacinas acabam rápido, mas os sistemas funcionam. Inclusive há o indicativo em números das vagas ainda existentes, para informar à população. Ocorrem erros também? Sim! Mas as pessoas conseguem "navegar", avançar etapas, não "empaca". Uma hora tentando agendar vacina, como tem acontecido na Serra, é, sem dúvida, surreal.

Agora imagina...
Se já está difícil para quem tem acesso à internet e familiaridade com tecnologia e computador, imagina para grande parte da população...

Bomba
Como esperado, a bomba política lançada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado na última sexta-feira (25), de indícios de corrupção na compra da vacina Covaxin, repercute em todo o País e, obviamente, o Espírito Santo não fica de fora.

Bomba II
Na manhã desta segunda-feira (28), o assunto rendeu debate acalorado na Câmara de Vitória, levado pela vereadora Karla Coser (PT), o que gerou reações de bolsonaristas e até prisão por desacato de Thor do Império, que estava na galeria do legislativo. Ele é conhecido no Estado como puxador de escola de samba e pela condenação de 25 anos, em 1993, por assassinar o diretor do Clube Náutico do Brasil, José Carlos Preciosa.

Bomba III
À tarde, outra ação, dessa vez no âmbito jurídico e nacional. O senador Fabiano Contarato (Rede) assina, junto com o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e Jorge Kajuru (Podemos-GO), uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo crime de prevaricação no caso Covaxin. Efeito dos depoimentos dos irmãos Miranda - o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Promete!

Nas redes
"Boas notícias merecem ser compartilhadas. O ES atingiu a marca de 3° lugar entre os estados que mais vacinam com a segunda dose. Também já aplicamos a primeira dose para mais de 48% da população. Em breve estaremos juntos de novo, e esse tempo será apenas uma lembrança". Vice-governadora Jacqueline Moraes, do PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Elizeth dos Anjos em Quarta, 30 Junho 2021 19:00

Essas Prefeituras vivem de aparência, passam uma imagem falsa na prestação de serviços públicos.

Essas Prefeituras vivem de aparência, passam uma imagem falsa na prestação de serviços públicos.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/