Segunda, 29 Abril 2024

Cartas na mesa

podemos_cachoeiro_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Um dos principais partidos aliados do governador Renato Casagrande (PSB), o Podemos demarca território em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, e chega à mesa de negociação da sucessão do prefeito Victor Coelho (PSB) com cartas na manga. O cenário foi reforçado em encontro da legenda no município, no último sábado (22), quando o presidente estadual e deputado federal, Gilson Daniel, jogou luz nos quadros que detém para as eleições de 2024. Ele anunciou, publicamente, a pré-candidatura do deputado estadual Allan Ferreira, nome já cotado no mercado, e citou ainda o atual vice-prefeito, Coronel Guedes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Brás Zagotto. Também se colocou à disposição para a disputa majoritária, no evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra. Por lá, na mesa principal, estava o próprio prefeito, acenando para manutenção da aliança. Victor Coelho ainda não definiu seu candidato e tem dito que fará isso somente no próximo ano. Enquanto isso, as peças do campo adversário já se movimentam no jogo, como seu concorrente em 2020, Diego Libardi (Republicanos), apadrinhado do clã Ferraço, e o vereador de oposição, Júnior Corrêa (PL). Esse tabuleiro promete!

Outras bandas
Na Assembleia, como analisado aqui em junho, outro deputado aparecia no possível leque de opções do prefeito: Dr. Bruno Resende (União). Dia desses, porém...

Outras bandas II
...ele publicou vídeo de visita a Libardi, que ocupa há pouco tempo o cargo de secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória. Exaltou o "amigo e parceiro" de Cachoeiro e o prefeito Lorenzo Pazolini, que é oposição a Casagrande.

Dobrou a meta
Tanto Allan quanto Bruno Resende são deputados em primeiro mandato e têm reduto em Cachoeiro, polo estratégico da política capixaba. Allan chegou à Assembleia com 15,1 mil votos, Bruno com mais que o dobro: 31,8 mil.

Páreo
Três nomes citados acima também participaram do pleito em 2022, só que à Câmara dos Deputados: Júnior Corrêa alcançou 37, 7 mil votos; Libardi 18,7 mil; e Brás Zagotto 9,8 mil.

Dupla
A candidatura de Zagotto foi em dobradinha com Allan Ferreira, também vereador na época, como apostas do Podemos para o sul do Estado. Uma chapa puro-sangue em 2024 seria viável? Há controvérsias!

Fora
Dos nomes anunciados do Podemos, o que se diz nos bastidores, é que o vice já é carta fora do baralho. Não tem interesse em disputar. Sigo de olho!

Anos e anos
Por falar em Gilson Daniel, ele já está empenhado na reeleição do seu apadrinhado em Viana, o atual prefeito Wanderson Bueno (Podemos), quem tornou seu sucessor, permanecendo com os dois pés dentro da gestão municipal. A considerar o cenário atual, é alta a chance de o mesmo grupo permanecer no poder.

Opinião
Aviso aos vereadores de Vitória: minha coluna é de opinião, mesmo! Análise dos fatos políticos. Claramente uma coluna, como sempre foi!

Nas redes
"Diretores e diretoras afastados pelo prefeito porque ele pressupõe que sejam contrários ao seu posicionamento ideológico. Esquece que foram eleitos democraticamente e estão protegidos pela legislação. Pazolini precisa aprender a cumprir a lei (...)". André Moreira, vereador de Vitória pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

PL no jogo

Na semana da Festa de Cachoeiro, Callegari mira na gestão de Victor Coelho e joga luz na sucessão de 2024
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/pl-no-jogo

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/