Domingo, 28 Abril 2024

Chapa formada

cariacica_acucena_wanderlei_PT_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais
Sem representação na Câmara de Cariacica após o impasse estabelecido com o vereador eleito e ex-presidente do diretório municipal, André Lopes (hoje no PSB), o PT já se articula para tentar recuperar o espaço em 2024 e, mais do que isso, ampliá-lo. Nessa meta, 11 nomes estão no jogo, alguns citados no programa Política ES, da TV Século, por Célia Tavares, cotada a disputar novamente a prefeitura e hoje coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (Minc) no Espírito Santo. Um dos pré-candidatos, inclusive, é o ex-vice de sua chapa em 2020, Wanderlei Thomas (foto à direita), na época no Solidariedade, único partido do arco de aliança de Célia, que avançou para o segundo turno contra o prefeito Euclério Sampaio (MDB). Os demais são: Ilona Açucena (foto à esquerda), Darcy Altoé, Cida Araújo, Ideer Vieira, Alexandre Lemos, Luis Gaurink, Seu Pedro, Ailton Pereira, Jean e Paulinho Portencio. Célia exalta as candidaturas como "alternativas interessantes" para que, "de fato, a Câmara cumpra sua obrigação de fiscalizar o executivo". Ela pontua críticas à prefeitura nas áreas de saúde e educação, com situações "gritantes", e à falta de diálogo e instituição da "lei da mordaça" na cidade. "Tantos problemas, e o PT hoje não tem voz para discuti-los na Câmara", reforça sobre o quadro partidário que se instalou no município. Sem cravar, por ora, sua candidatura à prefeitura, mas defendendo que o PT tenha protagonismo em 2024, Célia resume assim a gestão de Euclério: "Cariacica está triste, as pessoas estão tristes".

Divergências
André Lopes e o PT, como já analisado antes aqui na coluna, travaram uma rusga interna nos últimos anos, iniciada ainda em 2020. Até então do campo de oposição, ele se aliou a Euclério, que tem projeto totalmente antagônico ao partido. A situação se arrastou até culminar com sua saída do partido, em julho deste ano.

Divergências II
O vereador estava há 23 anos no partido e recebeu anuência da executiva estadual para sair. Ele alega que foi preterido de colocar seu nome para o palanque de 2020 e, de novo, em 2022, na disputa à Assembleia Legislativa. No próximo ano, vai tentar a reeleição pelo PSB, para alçar voos mais altos em 2026.

Perfis
De volta à lista do PT...Wanderley é do bairro Nova Brasília e voltou a se candidatar em 2022, dessa vez à Assembleia, mas recebeu apenas 3,4 mil votos. Já Açucena, de Padre Gabriel, é nome considerado em ascensão, por representar uma militância jovem e já com disputa eleitoral – candidatura coletiva à Câmara dos Deputados. Ela é do Fórum de Mulheres de Cariacica.

Perfis II
Darcy Altoé é liderança de Bela Aurora e já concorreu a várias eleições, assim como Seu Pedro, de Castelo Branco, que chegou a exercer um mandato de vereador, de 2013 a 2016.

Perfis III
Alexandre Lemos é de Vila Palestina, assessor do senador Fabiano Contarato (PT) e conhecido no meio da Igreja Católica, por atuação na Pastoral da Juventude e engajamento nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs). Outro nome, Ailton Pereira, de Flexal 2, é ligado ao ex-petista André Lopes e seu primeiro suplente na Câmara de Cariacica.

Áreas
Os outros bairros dos componentes da chapa são Vale dos Reis, com Cida Araújo, que teria ligação com o congo de Cariacica; Presidente Médice, com Ideer Vieira, secretário do Sindicato dos Vigilantes (Sindseg), advogado e atuante na Ceb Cristo Libertador; Itaquari, com Luis Gaurink; Nova Rosa da Penha, com Paulinho Portencio; e Prolar, com Jean.

2020-2024
Na entrevista de Célia à TV Século, ela também expôs atuação da Justiça, ao afirmar que foi "muito atacada não só na eleição de 2020, mas também depois", e chegou a processar – e vencer – ação contra um comissionado de Euclério. Essa situação faz parte do contexto que ela citou de "lei da mordaça" e "bisbilhotagem", temas que, para a provável candidata, estarão nas discussões eleitorais do próximo ano.

Prefeito Casagrande
Outro ponto analisado por ela foi a aliança de Euclério com o governador. "Casagrande [PSB] é o prefeito, todas as obras são com recursos do governo", resumiu, sem deixar de criticar as prioridades dessas intervenções, que não têm se convertido em melhorias na qualidade de vida da população.

Nas redes
"Não há chance de apoiar a atual gestão de VV, que se confirma higienista e cosmética. Que fique claro a todos, eu e muita gente do PT não topamos esse constrangimento". Rafael primo, candidato a vereador e atual subsecretário estadual de Direitos Humanos.

FALE COM A COLUNA:

Ciclo encerrado

Com carta pública e queixa de falta de espaço, vereador de Cariacica André Lopes oficializa saída do PT
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/ciclo-encerrado

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Celso Barcelos em Quarta, 08 Novembro 2023 05:37

Não houve analise PT SERRA

Não houve analise PT SERRA
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/