Sexta, 26 Abril 2024

Ensaios eleitorais

manato_bolsonaro_print_reproducao Reprodução
Reprodução

Circulando pelo Estado para encontros políticos e com sucessivos anúncios de pré-candidatura ao governo em 2022, o ex-deputado federal e ex-presidente do PSL capixaba, Carlos Manato (sem partido), já iniciou conversas com outros partidos e nomes alinhados ao bolsonarismo, como o ex-senador Magno Malta, do PL, e o partido PTB, do ex-deputado federal Roberto Jefferson. A articulação foi citada por ele em live realizada na noite desse domingo (23) pelo também deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo (PP), que com essa interação, tentou afastar divisões internas no bloco ligado a Jair Bolsonaro no Estado, decorrente da visita do presidente anunciada para o próximo dia 11. Manato falou da construção de um projeto conservador, "independentemente dos atores que vão tocar lá na frente", apontando legitimidade no interesse de cada um disputar a eleição, seja ele, Evair, Magno...uma decisão que, como afirmou, tem que ser "madura", com base em pesquisas e análise do cenário. Não tem muito tempo, assim como faz Manato há vários meses, Evair apareceu como possível candidato ao governo para representar o palanque de Bolsonaro, em alinhamento ao ex-presidente do PSL, após divulgação de uma foto dos dois anunciando uma frente para tentar derrotar Renato Casagrande. Na época, no entanto, ninguém cravou se o projeto seria um palanque único. Desta vez também não, mas Manato manifestou "torcida" para que o presidente se filie ao PP, de Evair. Até hoje sem partido, à espera de Bolsonaro, Manato aguarda a definição para logo correr atrás.

Nas internas
Já Magno Malta segue com as movimentações mais discretas no Estado, como tem ocorrido desde sua derrota em 2018. Em suas redes sociais, prevalecem as questões nacionais, sem sinalizações oficiais do seu próximo projeto político. O ex-senador, para quem não se lembra, também teve participação pública apagada na disputa municipal do ano passado.

Mãos opostas
Um porém de Manato sobre a filiação do presidente ao PP: seria positiva, por ser uma legenda estruturada, mas com a condição da executiva estadual ser entregue a Evair. Hoje, como se sabe, o comando é de um aliado do governador, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente. Evair não rendeu muito o assunto, mas disse que "tem feito essa tese".

Diferentes
A propósito, sobre possíveis palanques entre os dois, quem se comporta como candidato, mesmo, é Manato. Evair, ainda não.

Alvos
Tema também abordado na live para criticar os governadores, foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Manato foi mais amplo nas críticas e, além de Casagrande, apontou o senador Fabiano Contarato (Rede).

Mesmo andar
Ao tratar de legitimidade, o ex-deputado também apontou o nome de sua mulher, a deputada federal Soraya Manato (PSL). Mas ela não aparece em outra previsão a não ser da candidatura à reeleição, inclusive já anunciada em redes sociais.

Mesa de articulação
O PTB, como dito aqui na semana passada, filiou o Tenente Assis, ligado a Manato e ao deputado estadual Capitão Assumção (Patri). Depois de uma disputa ao Senado e outra à prefeitura de Cariacica, ele será candidato à Câmara Federal. O palanque está previsto para ser lançado em junho, com a presença de Roberto Jefferson, que virá ao Estado se reunir com segmentos religiosos, empresarial e armamentista.

'União'
O convite de Evair a Carlos Manato para a live ocorre após várias publicações em redes sociais pelo próprio deputado, Manato e Soraya, reivindicando o crédito de trazer o presidente ao único estado ignorado até hoje desde o início do mandato: exatamente o Espírito Santo.
A disputa deu tom, na noite desse domingo, a uma convocação por "um trabalho unificado", para receber "com muita grandeza" o presidente.

'Maior'
Assim como a deputada Soraya já tinha declarado em vídeo, que espera uma "recepção calorosa, lotada", Manato exaltou que o Espírito Santo fará a "maior festa" de todos os estados para o presidente. Ele ressaltou organização de caravanas de vários municípios capixabas e chegou a citar como exemplo a visita ao Rio de Janeiro desse domingo (23), que causou aglomeração em plena pandemia do coronavírus, com uma "motociata".

Comitiva
Evair informou que o presidente virá ao Estado com quatro ou cinco ministros, mais os presidentes do Banco do Nordeste (Romildo Carneiro Rolim) e da Caixa Econômica Federal (Pedro Guimarães). O roteiro ainda não foi finalizado, mas São Mateus e Linhares já parecem destinos certos de Bolsonaro. Outra atividade planejada é um sobrevoo pela região metropolitana.

Comitiva II
Em São Mateus, do prefeito Daniel da Açaí (PSDB), a visita seria para a entrega de 434 casas populares; em Linhares, de Guerino Zanon (MDB), para conferir as obras do aeroporto e a fábrica da Café Cacique. Já o sobrevoo teria como foco o Contorno do Mestre Álvaro. A conferir!

Nas redes
"Lamento profundamente a partida do nosso companheiro Saul Pereira, 86 anos, para a Covid. Militante histórico da esquerda capixaba, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) do Estado. É uma pessoa que marcou muito a vida de todas e todos nós. Foi militante sempre das causas negras, do movimento popular, contribuindo na fundação do Conselho Popular de Vitória". Iriny Lopes, deputada estadual pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 3

Christyano em Sexta, 28 Mai 2021 00:24

Ninguém na mata da praia na quadra conhecida como " super quadra " aonde manato mora da moral a ele. Anda raramente no calçadão da praia as 5 da madrugada porque muita gente não gosta dele que mora ali.
Empresários e pessoas que estudaram muito para poder comprar um imóvel ali da nem conversa .
Porque um site como esse não foca e da destaque somente a pessoas íntegras e inteligentes como Sérgio mageski?? Sérgio menegueli de Colatina é que deveria ser incentivado para ser governador.

Ninguém na mata da praia na quadra conhecida como " super quadra " aonde manato mora da moral a ele. Anda raramente no calçadão da praia as 5 da madrugada porque muita gente não gosta dele que mora ali. Empresários e pessoas que estudaram muito para poder comprar um imóvel ali da nem conversa . Porque um site como esse não foca e da destaque somente a pessoas íntegras e inteligentes como Sérgio mageski?? Sérgio menegueli de Colatina é que deveria ser incentivado para ser governador.
Paulo Sérgio em Sexta, 28 Mai 2021 12:42

Este sujeito juntamente com Magno Malta são duas escórias do nosso Estado. Em nada contribuem de positivo ao povo capixaba. Escórias!!

Este sujeito juntamente com Magno Malta são duas escórias do nosso Estado. Em nada contribuem de positivo ao povo capixaba. Escórias!!
Agmarcarioca amigo do mito em Quinta, 07 Outubro 2021 20:34

Sergio meneguelli melhor politico capixaba esse eu conheço a 44 anos

Sergio meneguelli melhor politico capixaba esse eu conheço a 44 anos
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/