Quinta, 25 Abril 2024

O 'peixe' de cada um

manato_erick_guerino Reprodução
Reprodução

As propagandas partidárias dos pré-candidatos ao governo do Estado este ano, replicadas também nas redes sociais, dão o tom do que cada um irá explorar em suas campanhas eleitorais para convencer o eleitorado capixaba. Representante do palanque bolsonarista, o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) já começou o processo como opositor direto ao governador Renato Casagrande (PSB). Ele tocou em uma área que é ferida de todas as gestões e também de apelo popular, a Segurança Pública, para dizer que "o Espírito Santo vive um de seus piores momentos", "os profissionais estão desvalorizados", e "não há investimentos". Depois, reforçou seu slogan, divulgado há meses: "Um outro caminho é possível". Já Erick Musso (Republicanos), político jovem, tentou unir o avanço das tecnologias e inovações, para exaltar que vão fazer diferença as "novas mentes" e os "novos líderes". Ele propõe diálogo para "construir um novo mundo para o Espírito Santo", que tem sido a frase de sua pré-campanha eleitoral. O último deles a ser oficializado como candidato, o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), que tem mais tempo de trajetória política, gravou vídeo logo nas escadarias do Palácio Anchieta, no mesmo discurso que vinha destacando em suas redes sociais e site próprio criado para a disputa. "Vamos juntos fazer do Espírito Santo uma terra de oportunidades para todos". Zanon destaca, para isso, o desenvolvimento do polo norte do Estado. "Linhares é a cidade que mais cresce no Estado", emendou. Como se sabe, tem mais gente nesse bonde em direção ao governo do Estado. Os "peixes" já estão por aí, à venda!

Mais 'peixe'
No PSB, a série de propagandas teve início, obviamente, com Casagrande, que é candidato à reeleição, mas ainda não anunciou, de fato. O foco, até agora, foi falar do seu "estilo de governar", destacando palavras como trabalho, diálogo, resultados e presença, além de "bem-estar do povo capixaba". Também já entraram nas telas os deputados federais do partido que são candidatos à reeleição, Paulo Foletto e Ted Conti.

Nova estratégia
Outro candidato ao governo, Aridelmo Teixeira (Novo), lançou seu slogan em vídeo nas redes sociais: "A esperança vive". O empresário, vale lembrar, já disputou o governo em 2018, mas teve resultado inexpressivo. Segue na missão, "ops", na esperança!

Expectativas x realidade
O deputado estadual Rafael Favatto, presidente estadual do Patriota, era cobiçado pelos bolsonaristas para entrar na aliança PL-PTB, porém, sempre flertou com Casagrande, o que jogava a legenda para esse lado. No final das contas, acabou nem com um, nem com outro, fechando com Erick Musso.

Expectativas x realidade II
No vídeo em que ele anuncia a aliança, divulgado na noite dessa segunda-feira (18), foi só troca de elogios entre os dois. A decisão aumenta para três o arco de Erick, mas ainda restrito: Patriota, PSC e PTC (Agir 35).

Ah, as eleições...
Mais um bolsonarista circula com Casagrande, para anunciar obras e investimentos. Trata-se do deputado federal Neucimar Fraga, que deixou o PSD para se filiar ao PP. O partido é do arco de alianças de Casagrande, mas passou a abrigar mais fãs do presidente Jair Bolsonaro – só tinha Evair de Melo - na última janela partidária, quando ganhou musculatura no Estado. Neucimar, que andava só do lado de lá, agora surfa nas duas ondas.

Tudo é motivo
Os ânimos no plenário da Assembleia já são eleitorais. Tem bate-boca, cutucadas, reclamações...na sessão dessa segunda-feira (18), foi a vez de José Esmeraldo (PDT) e Dr. Hércules (Patriota) protagonizarem o "show". Erick vetou a "réplica" de Dr. Hércules, e os dois seguiram trocando farpas ao fundo do plenário. Muitos deputados acharam graça (!!!!!!!).

Tudo é motivo II
Nesta terça-feira (19), foi mais um capítulo entre Sergio Majeski (PSDB) e Freitas (PSB) no debate sobre o Regimento Interno. Freitas partiu novamente para o deboche. Os dois são candidatos à Câmara Federal.

Ah, tá!
Aliás, mais sobre a sessão dessa segunda: muito oportunismo com a presença de indígenas que vieram de Aracruz protestar no Palácio Anchieta e na Assembleia contra a Fundação Renova, criada após o crime da Samarco/Vale-BHP. Vários parlamentares viraram, de um segundo para outro, defensores das lutas indígenas. Me engana, viu!

Nas redes
"Dia 19 de abril não é dia de celebração, mas é dia de luta! Estaremos, sempre, ao lado desses povos gigantes e defendendo a demarcação de suas terras, a preservação de seus direitos, contra a mineração predatória em seus territórios e o fim do lançamento de agrotóxicos por via aérea em aldeias, pelo direito à vida". Fabiano Contarato, senador pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/