segunda-feira, maio 5, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, maio 5, 2025
segunda-feira, maio 5, 2025

Leia Também:

Paz e amor

No embalo da federação União-PP, Felipe Rigoni e Marcelo Santos sorriem para foto…

Redes Sociais

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, ambos aliados do governador Renato Casagrande (PSB), estenderam a bandeira branca na disputa por território político e pelo comando do União no Estado. Eles se reuniram nesta segunda-feira (5), poucos dias após a confirmação da federação com o PP, que formou o União Progressista (UP), com apertos de mão e sorrisos devidamente registrados em foto. Marcelo saiu do encontro exaltando, nas redes sociais, o que chamou de boa conversa. “Seguimos em união [caixa alta], construindo parcerias e somando forças por um Espírito Santo mais justo, eficiente e cheio de oportunidades para a nossa gente. Um verdadeiro UP no nosso Estado”. Rigoni repostou, no mesmo clima. Se perdurou por meses conflito entre eles, ninguém nem viu!? Ainda resta saber: qual função caberá a cada um na legenda, e quem aceitou o recuo. Já o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), pelo visto…

Andar de baixo

Rigoni é, hoje, o legítimo presidente da Executiva Estadual, só que Marcelo, como já analisado aqui na coluna passada, é que tem puxado o protagonismo, tendo no centro as articulações de 2026. Aparentemente, o recuo vem mesmo de Rigoni. De todo jeito, vale lembrar: a decisão final sempre será do deputado federal Da Vitória, futuro presidente da nova federação.

Andar de baixo II

Euclério Sampaio, aliado de Marcelo, que chegaria ao União para assumir o partido, segue sem divulgar seu futuro partidário. Um dos cotados na disputa a governador, ele não quer ficar submetido a Da Vitória. O mercado aguarda, desde a semana passada, essa batida oficial de martelo.

Por aí

A dupla Lorenzo Pazolini e Erick Musso, do Republicanos, voltou a “atacar” no interior do Estado. Eles estiveram em três grandes festas nesse feriadão: em Guarapari, na região metropolitana, e Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, na região serrana. A estratégia, não é novidade, joga luz na eleição ao Palácio Anchieta. Pazolini quer ser governador, mas precisa sair da bolha da Capital.

Por aí II

Dessa vez, o deputado federal Evair de Melo (PP), que participou dos primeiros tours pelo interior ao lado do prefeito de Vitória e do seu secretário de Governo, não aparece nas fotos oficiais. Evair integra a extensa lista de interessados em uma vaga ao Senado da chapa.

Por aí III

Por outro lado, quem desfilou junto, em Santa Maria, foi o deputado estadual Alcântaro Filho, do mesmo partido. No próximo pleito, tentará a reeleição ou voo mais alto, leia-se Câmara Federal?

Terreno político

Mas engana-se quem pensa que Evair também não deus seus pulos no feriadão. O deputado circulou, igualmente, pela região serrana, e ainda sul, para eventos que atraíram amplo público. Ele passou por Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta, Rio Novo do Sul e Anchieta.

Haja funil!

E como a candidatura ao Senado está na moda no Espírito Santo, outro nome entrou no cenário, o vereador de Vitória, Leonardo Monjardim, pelo Novo. Ele mesmo fez discurso na Câmara nesse sentido. Veremos!

Tudo dominado

Voltando à Assembleia, os deputados e a Federação das Indústrias do Estado (Findes) protagonizaram mais um “oba-oba”. Paulo Baraona, presidente da Findes, ofereceu um almoço aos parlamentares, que compareceram em peso. Cada lado exaltou suas ações e tudo acabou em festa e parceria. O resultado, os capixabas já conhecem: projetos de interesse do empresariado aprovados a qualquer custo, doa a quem doer.

Nas redes

“Ideologia não enche prato de ninguém! Não é ela que cria oportunidades, gera empregos ou faz projetos bacanas como os Arranjos Produtivos saírem do papel. O que muda a vida das pessoas é ação, trabalho e resultado! Quem faz a diferença de verdade é quem arregaça as mangas e entrega soluções que transformam a vida das pessoas”. Marcelo Santos, em mais um discurso político-eleitoral.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas