Sexta, 26 Abril 2024

Só faltou o principal

neucimar_leonardo_sa Leonardo Sá
Leonardo Sá

Em discursos na Câmara Federal e nas redes sociais, o deputado Neucimar Fraga (PSD) tem anunciado como prioridade de seu mandato a Educação, tendo como meta, primeiro, a transformação dos polos de São Mateus e Alegre, norte e sul do Estado, respectivamente, em universidade federal, desmembrando-os da Ufes. A proposta, diz ele, é antiga. Vem de 2004, quando apresentou o primeiro projeto nesse sentido em Brasília, mas não avançou, o que o fez retomá-lo agora, no retorno à Câmara, onde entrou como suplente este ano. O assunto também foi citado na visita do presidente Jair Bolsonaro ao Estado no último dia 11, devido à solenidade realizada no município do norte, e anunciado pelo deputado: "Bolsonaro garantiu que vai transformar o polo de São Mateus em Universidade Federal". Neucimar já se reuniu nesse sentido com representantes do Ministério da Educação (MEC) e o aval seria não só para o Estado, como outras nove universidades, atendendo a um "pacotão". Mas, para variar, faltou o principal, ouvir a comunidade acadêmica! Entidades ligadas à Ufes, 22 ao todo, publicaram uma nota contra a proposta. Excluídas do processo, ressaltam o sucateamento e sucessivos cortes das instituições públicas pelo governo federal, além da gestão autoritária na área, como agora se repete. Graves problemas registrados durante todo o governo de Bolsonaro, mas que, pelo contrário, também têm passado longe de qualquer crítica ou intervenção do deputado federal. As contradições deixam a pergunta: Neucimar é, mesmo, defensor da Educação, como se autointitula em pronunciamentos públicos? A conferir!

O óbvio
Na nota, com o título "Pela Ufes fortalecida e não dividida", os centros e diretórios universitários se dizem surpresos com o projeto e lembram ao deputado: "Em tempos que é necessário dizer o óbvio, São Mateus já possui uma universidade federal e é a Ufes".

Conveniências
Neucimar, só para lembrar, foi candidato à prefeitura de Vila Velha em 2020 e, ao contrário do que faz desde que voltou à cadeira de deputado, de exaltar Bolsonaro e demonstrar parceria política, não se associou ao governo federal na campanha. Não passou para o segundo turno na disputa municipal e assumiu a cadeira de Sérgio Vidigal (PDT), eleito na Serra. Desde então, posa como bolsonarista da linha de frente.

Prioridade
Nos estados, a reeleição de Renato Casagrande é uma das prioridades do PSB na eleição de 2022, como apontou ao jornal O Globo o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. As outras são os palanques de Geraldo Julio em Pernambuco; Marcelo Freixo, no Rio de Janeiro; e Márcio França, em São Paulo, caso ele queria se candidatar.

Prioridade II
Agora definido como "prioridade absoluta" é eleger deputados federais. No Espírito Santo, já está nesse projeto o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira. O PSB capixaba tem hoje só uma cadeira, com Ted Conti, depois que perdeu Felipe Rigoni.

Prioridade III
Sobre o palanque presidencial, Carlos Siqueira afirmou que o projeto principal do PSB é derrotar Jair Bolsonaro e se aliará à frente que tiver mais condições disso, sem descartar ninguém.

'Outro caminho'
Esse assunto voltou ao centro dos debates nessa terça (22), também com as declarações de Casagrande, devido às filiações do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do deputado federal Marcelo Freixo (RJ) ao PSB, cada vez mais alinhados a Lula. Casagrande defendeu um "outro caminho" e a manutenção das conversas com Ciro Gomes (PDT). A aliança do PSB com o PT esbarra no palanque de Casagrande, devido à articulação com o senador Fabiano Contarato (Rede).

Aposentadoria
Próximo de completar 75 anos, o desembargador Sergio Bizotto participou de sua última sessão do Pleno do Tribunal de Justiça (TJES) nesta quinta-feira (24). Ele atuou durante 46 anos na magistratura e presidiu o Tribunal no biênio 2014-2015. A vaga dele é da cota reservada a juízes de Direito.

Aposentadoria II
No próximo mês, será a vez de Sérgio Gama se despedir do TJES, também por completar a idade máxima. A cadeira dele, no entanto, é do Ministério Público Estadual (MPES). As corridas pelas vagas já agitam os bastidores há meses.

Nas redes
"Já entramos para os TOP5 na D2 e alcançamos dois milhões de doses torais aplicadas no Espírito Santo. Parabéns à ampla mobilização do #SUS capixaba!". Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde, sobre campanha de imunização contra a Covid-19.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/