Domingo, 28 Abril 2024

Time a postos

flaviamignoni_divulgacao Divulgação
Divulgação

A disputa do segundo turno ao governo do Estado tem colocado todos os atores possíveis em campo, tanto do lado de Renato Casagrande (PSB) quanto do bolsonarista Carlos Manato (PL). Com um detalhe a mais, no caso do socialista: peças estratégicas do secretariado. Lá atrás, já para atuar no primeiro turno, o então secretário de Educação, Vitor de Angelo, foi deslocado para coordenar a campanha, função que ainda executa. Agora, outros têm vindo na sequência. O de Saúde, Nésio Fernandes, tirou férias há quatro dias, para ficar livre e rodar o Estado. Ele, como se sabe, é o principal alvo dos bolsonaristas no Estado e deve fazer movimentos nessa área, tratada à exaustão na campanha da oposição. Nesta terça-feira (11), foi a vez da superintendente de Comunicação, Flavia Mignoni. Jornalista e marqueteira, ela é conhecida por atuar em campanhas eleitorais no Espírito Santo. Nos próximos dias, a expectativa é que mais nomes, com férias disponíveis, façam o mesmo, reforçando o time de Casagrande em busca da reeleição. As investidas vêm junto com a mudança de tom do segundo turno, como já analisado aqui na coluna. Saiu o clima ameno, sem embate, e entrou o jogo do "tudo ou nada". Afinal, agora, é ganhar ou...ganhar!

Dança das cadeiras
O ato de férias de Flavia Mignoni foi publicado no Diário Oficial desta terça. Tem duração de 20 dias, até 30 de outubro, exatamente a data do segundo turno. Em seu lugar, fica Raphael Marques. Já Nésio é substituído pelo subsecretário, Tadeu Marino.

Dança das cadeiras II
Enquanto uns saem, outros chegam! Derrotado na disputa à Câmara dos Deputados, Marcus Vicente (PP) retornou, nesta terça, ao cargo de secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Gilvaldo Vieira (PSB) também já responde, novamente, pelo comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Não entraram
Os dois deixaram os respectivos cargos, como determina a lei, para disputar as eleições de deputado federal. Marcus Vicente obteve 29,1 mil votos e Givaldo 33,4 mil, mas ambos ficaram na segunda suplência.

Lista
Como tem ocorrido todos os dias, a campanha de Casagrande divulgou, nesta terça, mais um monte de apoios. Apareceu, no bolo, outro ex-prefeito de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania), com frases do tipo "rumo certo", "Estado avançando" e "time que está ganhando, não se mexe".

Lista II
Assim como tem divulgado sobre os prefeitos, indicando adesão da maioria ao seu palanque, anunciou ainda apoio de vereadores dos 78 municípios capixabas, resultado de reunião realizada em Cariacica.

Aliança
Já seu adversário, Manato, circulou pela sessão da Assembleia Legislativa, para articulações com os deputados. Foi anunciado no microfone do plenário e ficou de tête-à-tête com o presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), derrotado na disputa ao Senado e com apoio declarado ao candidato bolsonarista.

Mesmo tom
Também no plenário, Janete de Sá (PSB) rebateu aos discursos feitos todos os dias, nesta semana, por aliados de Manato, dizendo considerar inadequado tratar, ali, de campanha eleitoral. Defendeu Casagrande, em longa fala, exaltando sua gestão, e ecoou o mantra da vez. Ou seja, citou a Scuderie Le Cocq e repetiu que "O Espírito não pode andar para trás", além de pedir para "não misturar a questão nacional com a estadual".

Todo dia
A reação vem, como tratei na coluna passada, da estratégia dos deputados bolsonaristas em desgastar Casagrande ao máximo, aproveitando-se da transmissão ao vivo na TV, e colocar gás em Manato. O principal deles, que está todo-todo, devido à sua elevada votação – 98,6 mil – é Capitão Assumção (PL), acompanhado de Danilo Bahiense (PL), Carlos Von (DC) e Torino Marques (PTB).

Ai, ai...
Por falar em Erick, o primeiro turno eleitoral acabou e o presidente da Assembleia segue mais sumido que aparecido do seu próprio local de trabalho. Nesta terça, rodou pelo plenário, de "leve", mas só isso mesmo. Nunca mais conduziu as sessões e virou "artigo" raro no plenário.

Nas redes
"(...) O governador Casagrande reafirmou que o seu compromisso com os profissionais da enfermagem se mantém firme. A partir de janeiro de 2023, o piso aprovado no Congresso Nacional será aplicado para a categoria do Espírito Santo (...)". Fabiano Contarato, senador do PT, enfim, em agenda de campanha com o governador do Estado.

FALE COM A COLUNA:

'Campos minados'

Segundo turno da disputa ao governo veio com tudo: tropa de Manato rebate na Assembleia e...tome mais acusações!
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/campos-minados

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/