Segunda, 29 Abril 2024

Tour religioso-eleitoral

politicos_batista_catolica_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais
Semana passada, registrei aqui as andanças do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em congregações evangélicas, na estratégia eleitoral do "quanto mais, melhor" atrás dos votos tradicionalmente cobiçados pela classe política e que abocanha 30% do eleitorado. De lá para cá, ele avançou ainda mais casas e, nessa meta, já soma, pelo menos, shows e conversas com a Igreja Batista, Universal, Convenção das Assembleias de Deus do Espírito Santo (Cadeeso) e COANP – Casa de Oração, inclusive, com sinalizações de festas de aniversários de algumas delas com apoio da prefeitura. Nesta segunda-feira (25), as investidas incluíram outro campo, a Igreja Católica, área do adversário que hoje ocupa o espaço da polarização nas eleições de 2024, o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT). Pazolini participou da Missa com os Políticos Católicos realizada pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos. Nesse domingo (24), foi a vez de Coser fazer o caminho inverso e marcar presença no Culto de Celebração das Autoridades realizado pela Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi. Nos dois eventos, gestores e parlamentares de todos os lados e perfis. Afinal, uma oportunidade dessa de demarcar território...quem perderia?

Todo lado
Pazolini, obviamente, também esteve na Igreja Batista de Jardim Camburi e Coser participaria da missa desta segunda, mas viajou a Brasília. A informação foi transmitida por sua filha, a vereadora de Vitória Karla Coser (PT), que esteve nos dois eventos.

Circulando
Dos demais cotados à Prefeitura de Vitória, o deputado estadual Fabrício Gandini (de saída do Cidadania) foi à celebração na Igreja Batista, bairro que é seu reduto eleitoral, e o também deputado Tyago Hoffmann (PSB) na missa desta segunda-feira (25). Os dois integram um bloco para erguer uma terceira via.

Mínimo
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), ocupou a fileira da frente da missa conduzida por Dom Dário. O mínimo que se esperava, depois das pesadas acusações desferidas no plenário contra padre Kelder Brandão, da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, no Território do Bem, pelos deputados Coronel Weliton (PTB), Dary Pagung (PSB), Lucas Polese (PL) e Callegari (PL).

Poucas reações
O caso, vale lembrar, rendeu uma nota de repúdio do arcebispo de Vitória e muito silêncio na Assembleia. Coser foi um dos poucos a defender Kelder em plenário, além de Camila Valadão (Psol), Iriny Lopes (PT) e Mazinho dos Anjos (PSDB).

Comenda
Karla pretendia homenageá-lo nesse domingo, mas o padre recusou, por princípios próprios. A vereadora dedicou a ele uma carta, publicada nas redes sociais.

Bonde lotado
O número de políticos presentes aos dois eventos, certamente, é bem maior, mas cito alguns outros nomes que identifiquei nas redes sociais. Na missa da Igreja Católica, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), candidato à reeleição; os deputados estaduais Denninho Silva (União) e Alexandre Xambinho (PSC); o vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Patri); e a vereadora da Serra Elcimara Loureiro, que pretender disputar a prefeitura pelo PT.

Bonde lotado II
Na Igreja Batista, os prefeitos Sérgio Vidigal (PDT), da Serra, e Euclério Sampaio (União), de Cariacica; o deputado federal Da Vitória (PP); os deputados estaduais Capitão Assumção (PL), Vandinho Leite (PSDB), Dary Pagung (PSB), Danilo Bahiense (PL) e Denninho; o deputado federal Messias Donato (Republicanos); os vereadores de Vitória Davi Esmael (PSD) e Leandro Piquet (Republicanos), presidente da Câmara; a ex-deputada federal Sueli Vidigal (PDT); e a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane (Patri).

Governo
Parte do secretariado do governador Renato Casagrande (PSB) também prestigiou a missa da Igreja Católica nesta segunda: Jacqueline Moraes, secretária das Mulheres; Nara Borgo, dos Direitos Humanos; e Edmar Camata, de Controle e Transparência.

Nas redes
"(...) esse evento foi apenas um ponto de partida, e estou animada para ver o que o futuro nos reserva quando continuarmos trabalhando juntos em prol de nossas comunidades, estado e país (...)". Laís Garcia, porta-voz da Rede Sustentabilidade no Estado, após evento sobre alianças do PDT e PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/