Domingo, 28 Abril 2024

'Trio ternura'

erick_pazolini_piquet_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Como sinalizado antes mesmo da prestação de contas do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e reforçado durante e depois dela, o Republicanos reestabeleceu o clima de "paz e amor" entre suas lideranças. O presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Piquet, que passou as últimas semanas cobrando respeito e autonomia ao legislativo, com medidas e discursos incisivos que respingavam em Pazolini, agora é só elogios e sorrisos ao aliado. O mesmo se diz do presidente estadual da legenda, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso, que teve suas turras com o prefeito este ano, também aparentemente sanadas, e um dos responsáveis - senão o principal - por intermediar o entrevero entre o Pazolini e Piquet. Num "passe de mágica", foram apagadas todas as insatisfações pregressas até pouco dias antes da esperada prestação, realizada em meio a desgastes à imagem da Pazolini, devido a denúncias e pedido de impeachment pela oposição. Os três registraram nas redes sociais essa nova harmonia, em encontro realizado nessa quarta-feira (19), tudo indica, com efeito prologado para as eleições de 2024, quando o prefeito e Piquet buscarão a reeleição. As nuvens e os interesses da política nunca falham.

Bombeiros
Um retorno ao mesmo eixo já havia sido registrado em abril, depois de meses de afastamento de Erick em relação ao prefeito, resultado de insatisfações com a campanha de 2022 – Pazolini deixou a desejar como cabo eleitoral - e da exclusão do partido da gestão, e de uma aproximação de Piquet ao governador Renato Casagrande (PSB) e participação em ato público contra as medidas do próprio aliado para impedir o carnaval de rua do Centro de Vitória.

Bombeiros II
Mas nos fatos atuais, em relação a Piquet, o caldo nunca tinha entornado tanto, a ponto do presidente da Câmara se somar às investidas da oposição que ganharam corpo e repercussão nas últimas semanas, na esteira da ameaça de rebelião na base após Pazolini vetar o aumento dos salários dos vereadores, sem diálogo. Sabe-se lá o tom e acordo da atual conversa, mas o incêndio foi apagado.

Sim, senhor?
Como analisado aqui na coluna passada, resta saber como isso irá reverberar na Câmara nos próximos dias. A começar pela representação contra o vereador Vinícius Simões (Cidadania), para perda de mandato, uma cobrança feita por Pazolini diretamente a Piquet. A conferir!

Bolada
Poucos dias após a convenção do PP, onde marcou presença aumentando as sinalizações de filiação, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (sem partido) mirou forte em seu adversário Sérgio Vidigal (PDT). Ele denunciou abertura de licitação de R$ 120 milhões para o atual gestor cuidar de praças e chamou atenção dos órgãos de fiscalização, citando o Ministério Público Estadual (MPES) e o Tribunal de Contas (TCE).

Bolada II
Audifax disse que "o prefeito está fazendo muita praça, mesmo", deixando de priorizar saúde, segurança e educação, e questionou: "É muito dinheiro público! Quem define isso?".

Prévia
O ex-prefeito como se sabe, não deixa a menor dúvida de que disputará novamente o cargo e já ensaia seus motes de campanha. Fora da Rede Sustentabilidade desde o ano passado, após derrota pesada ao governo, está a um passo do PP, partido em ascensão e com projetos futuros de poder desenhados com antecedência.

Em campo
Com o mercado em movimento em Cariacica, principalmente em torno do prefeito Euclério Sampaio (União), entra em cena mais uma vez o deputado federal Helder Salomão (PT), que tem base eleitoral no município e foi prefeito por duas vezes. Na próxima segunda-feira (24), às 19h, ele realiza debate com moradores da Região 5, no bairro São Benedito. O encontro faz a seguinte chamada: "Venha conversar sobre o Brasil e o ES que a gente quer".

Em campo II
Essas ações do PT têm tido como protagonistas, além de Helder, campeão de votos à Câmara em 2022, o senador Fabiano Contarato e a deputada estadual Iriny Lopes. Eles passam por vários municípios do Estado, incluindo o interior, no que chamam de "caravana de diálogos". Todos com a mesma proposta, acenando para as eleições municipais.

Quem te viu...
O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) está mais do que sumido. Presença costumaz no plenário da Assembleia, agora quase não aparece, não faz críticas mais ao governo, nem fala de eleição! Muita diferença de pouco tempo atrás, hein?! Sigo de olho...

Nas redes
"(...) A ultradireita não dá sossego em Vitória. Nesta semana, vimos exonerações que tiveram como alvos, não por coincidência, adversários e críticos da gestão do prefeito Pazolini (...)". Iriny Lopes, deputada estadual pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

No embalo

Para além da prestação e do pedestal erguido para Pazolini na Câmara, o que poderá render da convocação contra Vinícius Simões?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/no-embalo

Passos para trás

Freio de arrumação na Câmara de Vitória limpa o terreno para prefeito Lorenzo Pazolini
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/passos-para-tras-1

Ex-amor?

Em meio a burburinhos e movimentações, Lorenzo Pazolini posa para foto ao lado de aliados distantes
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/ex-amor

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/