Domingo, 28 Abril 2024

Vitrines eleitorais

arnaldinho_casagrande_hoffmann_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Um candidato certo à reeleição, o outro em teste para se cacifar. Como não poderia deixar de ser, a inauguração da ampliação e ciclovia da Terceira Ponte, nesse domingo (27), serviu de vitrine para aliados do governador Renato Casagrande (PSB) que estão em plena movimentação para 2024 na região política mais estratégia do Estado. Nas primeiras fileiras das fotos oficiais, posaram sorridentes Arnaldinho Borgo (Podemos), prefeito de Vila Velha, e o aliado fiel e correligionário, Tyago Hoffmann, deputado estadual e em campo para disputar em Vitória, descolando o PSB da aliança com o PT, que vai repetir o palanque do também deputado João Coser. No mesmo clima eleitoral, o assunto foi parar no plenário da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (28), entre elogios rasgados ao governo e críticas da oposição. No primeiro bloco, puxou o tom Denninho Silva (União), que esteve no evento e exaltou a gestão estadual, e, no segundo, Callegari (PL), que chegou a citar a obra como uma "gambiarra de alto estilo". Na semana passada, o holofote da vez foi o Aquaviário, e os planos indicam profusão de entregas, muitas demandas antigas e esperadas há anos pelos capixabas. No caso da Terceira Ponte, conta ainda o apelo emocional, em decorrência dos elevados e tristes episódios de suicídio, que o governo informa terem sido interrompidos com as intervenções. Inegável, portanto, que os candidatos de Casagrande já encontram terreno para lá de fértil para crescer e aparecer até o próximo ano. Se todos vão conseguir surfar, de fato, nessa onda, é o que o futuro em breve nos dirá!

Vitrines eleitorais II
Os outros compromissos de Casagrande na Grande Vitória são na Serra, com o prefeito Sérgio Vidigal (PDT); em Cariacica, com Euclério Sampaio (União); e em Viana, com Wanderson Bueno (Podemos), o apadrinhado do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), que é da base e colado no governador. Todos palcos também de investimento e obras.

Cabeça de chapa
Na Serra, o desfecho do apoio pode depender, porém, da candidatura de Vidigal, que tem negado intenção de tentar a reeleição, embora o mercado ainda não tenha se convencido. Na falta dele, lançando um sucessor, não se sabe como as conversas prosseguiriam.

Só dá ele
E Euclério, aquela coisa né? Quem não estará com ele, a não ser o PT? Com bastante antecedência do pleito, os partidos têm anunciado aliança, naquele estilo frente ampla e unanimidade.

Quem dá mais?
Por falar na Serra, o encontro municipal do PSDB, que citei aqui na última semana, atraiu dois nomes já declarados como candidatos à prefeitura: o deputado estadual Pablo Muribeca (Patri) e Audifax Barcelos (sem partido), ex-ocupante da cadeira. Em jogo, o apoio do ninho tucano que, até agora, sinaliza que não vai apresentar candidatura.

Quem dá mais II?
Os movimentos atuais indicam que o presidente estadual da legenda, Vandinho Leite, quer fechar com Audifax, mas a ideia era ele se filiar o PSDB. O ex-prefeito, por sua vez, está com um pé no PP. Já do lado de Muribeca, que deve disputar pelo Republicanos, o palanque anunciou apoio do PSD, DC e PMB.

Cobrança
Quem também disparou contra o governo na Assembleia nesta segunda, mais precisamente na direção de Eustáquio de Freitas (PSB), diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado (DER-ES), foi o bolsonarista Alcântaro Filho (Republicanos)...

Cobrança II
...ele mostrou vídeo em que finca uma cruz com o nome do órgão em buraco de via de Aracruz - ES 124-, no norte do Estado, apontando riscos de acidentes e mortes. A via liga o município ao distrito de Guaraná.

Cobrança III
Diz Alcântaro que já acionou Freitas para resolução do problema, sem êxito, e não vai "ser coautor de eventuais crimes". Ele cobrou atenção de Casagrande e disparou outras frases, como "minha mão não vai carregar sangue".

Nas redes
"Urgente: como é esse padrão operacional dos nossos agentes de segurança pública? As pessoas podem ser colocadas na linha de tiro? Civis podem ser utilizados como escudo?". André Moreira, vereador de Vitória pelo Psol, sobre a perseguição e troca de tiros registrados na Avenida Leitão da Silva na tarde desta segunda-feira.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/